Deputado Anderson propõe políticas públicas e debate economia de Rondônia com representantes do setor produtivo e público do estado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia nesta segunda-feira (25), para definir a criação de uma frente parlamentar permanente das micro e pequenas empresas e negócios rurais do estado. Presidida pelo deputado Anderson Pereira, a audiência pública teve por objetivo fomentar e fortalecer as ações do Legislativo Estadual nesse setor, garantindo que sejam instrumentos para geração de emprego e renda. O diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira e o diretor técnico do Sebrae, Samuel de Almeida, compareceram à reunião.
“Como representante do povo, o que a gente vem recebendo aqui por parte dos donos de micro e pequenos negócios são reclamações de algumas dificuldades encaradas, burocracias e demora. Falta preparo desses empresários para ter qualidade na prestação do serviço que eles estão iniciando. Se a gente conseguir diminuir a burocracia pública, melhorar a legislação vigente, levar essa discussão no âmbito municipal para que possamos dar agilidade no processo no que compete ao município, vamos agilizar a vida desses empresários e esses pequenos podem passar a ser grandes”, disse o deputado estadual Anderson Pereira, proponente da audiência pública.
Para Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, a ideia de criar uma frente parlamentar em defesa das micro e pequenas empresas está ligada aos dados positivos que eles produzem. “Essa foi uma iniciativa louvável do deputado Anderson Pereira, que mobilizou integrantes da sociedade do setor produtivo e público do estado para fazer uma apresentação do trabalho do Sebrae e de seus parceiros, visando constituir uma frente parlamentar em defesa da microempresa. O Sebrae apresentou melhor cada uma das suas diversas atividades em prol da micro e pequena empresa e, com parecerias, canalizamos nossas energias para ajudar o empreendedor”, explicou Daniel.
“Fundamentalmente é uma frente que vai promover o desenvolvimento dos pequenos negócios do nosso estado. Defender, legislar para que o ambiente esteja favorável para o crescimento e desenvolvimento. Esse alinhamento, essa aproximação com a Assembleia Legislativa por intermédio do deputado Anderson Pereira, o presidente Laerte Gomes que tem nos recebido muito abertamente nessa discussão e tem nos proporcionado debater temas importantes, quer seja na desburocratização, quer seja no incentivo da inovação das micro e pequenas empresas, na questão do fortalecimento das associações e das aglomerações produtivas do nosso estado dentro de uma legislação que possibilite um ambiente menos burocrático e que gere a competividade dos nossos pequenos negócios”, explanou Samuel de Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, salienta que o papel da federação é "reconhecer a importância dos pequenos negócios para fortalecê-los e, por consequência, gerar desenvolvimento no estado de Rondônia, tendo em vista a representatividade dessa parcela do tecido empresarial na composição, não só do PIB, também na geração de emprego e renda em nosso estado. É muito oportuna essa discussão em torno dos pequenos negócios, do fortalecimento, da participação deles, principalmente nas compras públicas, que é um grande contratante.
A pareceria e o trabalho em conjunto entre a Federação das Indústrias e o Sebrae têm ajudado a fortalecer, a desenvolver, a capacitar muitas empresas, em especial com programas como o Brasil Mais Produtivo, iniciativas dentro do Sebraetec e programas de aumento de competividade que estão sendo implementados nas empresas na parceria do Sebrae com o Senai, Sesi e a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia”, afirmou Thomé.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!