DIA DAS MULHERES: Trajetória da Unesc contada pela mulher que seguiu tudo desde o início

Assim como Native, muitas outras mulheres tem a sua trajetória entrelaçada com a história da Unesc, As mulheres correspondem a 69,3% dos alunos da instituição

DIA DAS MULHERES: Trajetória da Unesc contada pela mulher que seguiu tudo desde o início

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem vê a serenidade no olhar de Natividade Cury, sempre acompanhando tudo o que acontece de sua mesa estrategicamente posicionada na secretaria acadêmica, não imagina a luta desta mulher para tornar e consolidar a Unesc uma referência no ensino superior, em toda a região Norte do Brasil.

 

No início da década de 1980, ao lado do esposo e de amigos, Native deixou o estado de São Paulo para conhecer o recém criado estado de Rondônia. A visita durou 30 dias, e praticamente todos os municípios foram visitados. “A princípio, nós viemos para Rondônia para analisar o estado, conhecer as potencialidades e analisar o que poderíamos implantar aqui. Conversamos com muitos prefeitos, fizemos todo o levantamento e voltamos para São Paulo”, conta Native Cury.

 

Algum tempo depois da visita a Rondônia, a família Cury foi surpreendida com um bilhete enviado pelo prefeito de Cacoal, Josino Brito, através de uma banda musical da Cidade de Tupi Paulista. “Foi algo muito interessante, a prefeitura de Cacoal contratou para animar o carnaval aqui, uma banda da nossa cidade, lá de Tupi Paulista. Nisso o Josino Brito ficou sabendo que um grupo de Tupi tinha interesse em investir em Cacoal e enviou, pela banda, um bilhete para o Cury. Depois do bilhete, Cury voltou à Cacoal para conversar com o prefeito”, relembra.

 

Conforme conta Natividade, na conversa com seu esposo, o prefeito deixou bem claro que o que ele mais queria para Cacoal era uma faculdade. Josino Brito propôs e Ismael Cury aceitou o desafio de implantar uma instituição. Como incentivo e apoio o município doaria uma área para a instalação da faculdade.

 

O prefeito deu a área, que é essa mesmo em que estamos hoje. A área havia sido desocupada pelo Incra e possuia barracões antigos. O Josino deu o prazo de quatro anos para que as aulas começassem, se não o terreno teria que ser devolvido ao município. Aceitamos o desafio! Nos dois anos seguintes o Cury ficou em Cacoal, preparando todo o projeto de implantação da Faculdade e eu fiquei em São Paulo, com as crianças, que estavam estudando, e também trabalhando por lá, para que tudo desse certo e conseguíssemos implantar a primeira instituição de ensino superior privada de Rondônia”.

 

Com a aprovação do curso de Pedagogia, pelo Ministério da Educação, a Unesc iniciou as aulas em 1987, dois anos após a inauguração e dentro do prazo estipulado pelo prefeito de Cacoal, Josino Brito.

 

Nesse ano, nos mudamos definitivamente para Cacoal. Vim com meus filhos Anny Sibelly, Fhariz Gilbran e Adriana Cristina, ao encontro do meu esposo Cury, para iniciarmos juntos a nossa trajetória em Rondônia”, recorda Natividade.

 

Este era só o começo! De 1985, quando foi criada, passando por 1987 quando iniciaram as primeiras aulas, até o pioneirismo e a tradição alcançados em 2019, a Unesc vivenciou muitas mudanças e evoluções. Natividade Cury tem acompanhado todas elas!

 

Na minha trajetória dentro da Unesc eu já fiz de tudo, sempre subindo degrau por degrau. Hoje sou a diretora geral, mas já exerci o cargo de secretária, coordenadora pedagógica, diretora pedagógica. Também limpei muito chão e rodei muita prova no mimeógrafo” brinca.

 

Mas, realmente! Ao longo dos 34 anos de existência, a Unesc mudou muito e todas as mudanças sempre foram acompanhadas de perto por esta mulher de fibra, de atitude e de olhar sereno. “Eu ainda não posso dizer que me sinto uma pessoa realizada, pois sinto que a minha trajetória ainda não chegou ao fim. Estar na educação é o sentido da minha vida. É a educação que provoca a mudança que almejamos para o mundo em que vivemos. Saber que eu posso contribuir com a evolução de cada ser humano que passa pela Unesc é a missão da minha vida”, celebra Natividade Cury.

 

Assim como Native, muitas outras mulheres tem a sua trajetória entrelaçada com a história da Unesc. Ano após ano, centenas de mulheres contribuem não apenas com a consolidação da primeira faculdade de Cacoal, mas com os avanços nas mais diversas áreas do conhecimento. De acordo com o Censo do MEC, 68,7% dos alunos no ensino superior são mulheres. Na Unesc, a presença feminina é ainda maior. As mulheres correspondem a 69,3% dos alunos da instituição. Através da Educação, as mulheres não estão apenas alcançando seu lugar, mas superando todos os desafios, obstáculos e estatísticas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS