A premiação é concedida desde 2014
Foto: Secom TRT14
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) foi congratulado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na categoria Ouro do Selo Justiça em Números 2018. A premiação foi entregue durante a 22º Encontro Nacional do Poder Judiciário que aconteceu até esta terça-feira (04), em Foz do Iguaçu/PR.
A premiação, que é concedida desde 2014, é um reconhecimento aos tribunais que investem na excelência da produção, gestão, organização e também na disseminação de suas informações administrativas e processuais. Porém, a partir de 2017, o CNJ aprimorou os requisitos para concessão dos selos, como cumprimento de metas, resoluções, entre outros. Para tanto, em 2019 o CNJ sinaliza a verificação do cumprimento efetivo da governança, transparência e produtividade.
O Regional foi avaliado com 461.9 pontos pelo CNJ, com base em critérios como a utilização dos sistemas e dados estatísticos, a promoção da transparência, da melhoria da gestão judiciária e da governança participativa e no aprimoramento da prestação jurisdicional, nos termos da Portaria CNJ n. 18, de 2018. Contudo, neste ano houve novas exigências, a exemplo da implantação de núcleos socioambientais, conforme previsto na Resolução CNJ n. 201, de 2015, que determina aos órgãos do Poder Judiciário a implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS) para reduzir o impacto ambiental de suas atividades.
Junto com o TRT14, outros 29 tribunais foram agraciados na categoria Ouro. Quatro tribunais receberam o Selo Diamante, grau máximo da premiação, sendo eles: Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Justiça de Sergipe, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) e o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). Já o Selo Prata foi conferido a 42 tribunais e o Bronze a outros 13.
No Encontro, onde são discutidas as metas nacionais do Poder Judiciário para 2019, o presidente do TRT14, desembargador Shikou Sadahiro, ressaltou a premiação do CNJ. "Esse reconhecimento é o reflexo da dedicação de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores que não medem esforços para realizar uma prestação jurisdicional com efetividade e qualidade nos estados de Rondônia e Acre", declarou.
Desde o ano passado, o Selo Justiça em Números passou a ser obrigatório para os 90 tribunais, não havendo mais necessidade de prévia inscrição.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!