O solo rico de Rondônia se destaca com o trabalho divulgado na manhã de hoje (13)
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O evento da CPRM (serviço geológico do Brasil) acontece no auditório do hotel slaviero na avenida Lauro Sodré com Imigrantes em Porto velho. Geólogos e empresários do ramo participam durante todo o dia (13 de novembro) do lançamento de quatro produtos geográfico.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresenta os resultados alcançados pelos projetos Folha Alto Jamari, Folha Ariquemes, Folha Presidente Médici, Folha Vila Oeste e Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia. O evento será realizado no dia 13 de novembro, em Porto Velho e é fruto de trabalhos que visam contribuir para o planejamento e a implementação das políticas públicas.
Lucia Travassos chefe do departamento de geologia de Rondônia, disse que o evento é uma forma de prestar contas dos trabalhos desenvolvidos, os projetos apresentam o conhecimento geológico e de recursos minerais na escala 1:100.000 e 1:250.000. Na preparação dos produtos foram compilados e integrados todos os dados e informações geológicas, tectônicas, geoquímicas, geofísicas e de recursos minerais disponíveis nas regiões abrangidas pela folha.
Foram expostos os produtos encontrados em Rondônia como granito e cassiterita.
FOLHA PRESIDENTE MÉDICI - Mapeamento em escala 1:250.000 de uma área de 18.000 km², abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Presidente Médici, Urupá, Mirante da Serra, Ministro Andreazza, Ji-Paraná, Alvorada D´Oeste, Nova Brasilândia D´Oeste, Castanheiras, Cacoal, Novo Horizonte do Oeste, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, São Felipe D´Oeste, Santa Luzia D´Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta D´Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Jaru, Nova União e Teixeirópolis no Estado de Rondônia. Foram individualizadas 33 unidades geológicas. Foram cadastradas 7 novas ocorrências minerais na Folha Presidente Médici, sendo duas de calcário, duas de ouro, uma de brita, uma de cascalho e uma de estanho, além das outras 52 ocorrências previamente registradas no banco de dados da CPRM.
FOLHA ALTO JAMARI - Mapeamento em escala 1:250.000 de uma área de 18.000 km², abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Governador Jorge Teixeira, Guajará- Mirim, Jaru, Monte Negro, Nova Mamoré e Campo Novo de Rondônia no Estado de Rondônia. Foram individualizadas 22 unidades geológicas. As mineralizações em estanho associadas ao Maciço Campo Novo (Suíte Intrusiva Alto Candeias) e ao Maciço Massangana (Suíte Intrusiva Rondônia) correspondem às principais áreas potenciais no que diz respeito aos recursos minerais presentes no interior da Folha Alto Jamari.
FOLHA ARIQUEMES - Mapeamento em escala 1:250.000 de uma área de 18.000 km², abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo e Porto Velho. Foram individualizadas 21 unidades geológicas. Ocorrências e depósitos polimetálicos, sobretudo de estanho, compõem as principais ocorrências minerais da Folha Ariquemes, além de áreas com exposições de rochas que possuem potencial para uso na construção civil (brita e rocha ornamental).
FOLHA VILA OESTE - Mapeamento em escala 1:100.000 de uma área de 3.000 km², localizada na porção sudoeste do Estado de Mato Grosso, abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Comodoro e Nova Lacerda. Foram individualizadas 12 unidades geológicas. Substâncias não metálicas utilizadas como material de construção (areia, brita e cascalho) ocorrem dispersas na área da Folha Vila Oeste.
IDENTIDADE MINERAL DA PROVÍNCIA ESTANÍFERA DE RONDÔNIA -
O evento também será palco para a divulgação dos resultados do projeto Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia. Este projeto é o primeiro feito em conjunto com o Serviço Geológico Alemão.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!