CONSELHO FEDERAL: CFOAB revê cláusula de barreira para a jovem advocacia

A cláusula impedia que os profissionais com até cinco anos de atividade pudessem concorrer a cargos políticos em todo o Sistema Ordem do país

CONSELHO FEDERAL: CFOAB revê cláusula de barreira para a jovem advocacia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Um grande avanço para a advocacia nacional”. Essa foi a declaração de Elton Assis, conselheiro federal por Rondônia e ouvidor nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), que decidiu, na terça-feira (2), em Brasília (DF), rever a cláusula de barreira. A cláusula impedia que os profissionais com até cinco anos de atividade pudessem concorrer a cargos políticos em todo o Sistema Ordem do país.

 

“O Conselho Federal da OAB acaba de decidir por rever a cláusula de barreira que limita o acesso da jovem advocacia aos cargos eletivos da Ordem. Ficou definido três anos de exercício profissional para concorrer a cargos de Diretoria e Conselho Federal”, contou Elton.

 

O conselheiro e ouvidor ainda destacou o que chamou de “grande conquista”. “No que se refere ao cargo de conselheiro Seccional, foi excluída a exigência de tempo de exercício profissional. Vale ressaltar que a mudança depende de alteração legislativa, ou seja, aprovação pelo Congresso Nacional. De qualquer forma, é um grande avanço para a advocacia nacional”, falou Elton.

 

A presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB/RO, Larissa Rodrigues, afirmou que a votação interessa diretamente à toda OAB Jovem do Brasil. “A temática muito nos interessa, pois trata-se da proposição de extinção da Cláusula de Barreira. Essa cláusula impede, nós, jovens advogados e advogadas, com até cinco anos de inscrição, de fazermos parte de cargos eletivos da Ordem dos Advogados do Brasil”.

 

Larissa completou dizendo que “de certo que a jovem advocacia brasileira não pode ter tolhido seu direito à participação plena na vida política da entidade, por se tratar de um dispositivo desproporcional. Por isso, estamos lutando para sua extinção. Hoje foi um grande dia para a jovem advocacia do país, e é com muito orgulho que registro o apoio da bancada dos nossos conselheiros federais da Seccional de Rondônia à nossa causa”, enfatizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS