PEC/040: Autonomia financeira e exclusividade são garantidas na Polícia Civil

Propositura foi do deputado Leo Moraes e contou com os votos necessários à sua aprovação

PEC/040: Autonomia financeira e exclusividade são garantidas na Polícia Civil

Foto: ALE/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 040/18, apresentada pelo deputado Léo Moraes (Podemos) que altera a redação do artigo 146 da Constituição Estadual, foi aprovada em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de terça-feira (18) com os 16 votos necessários.

 

Segundo justificou o parlamentar a proposta busca adequar o texto do artigo em questão, que trata da Polícia Civil e afasta vícios de inconstitucionalidade apontados em uma recomendação do Ministério Público de Rondônia (nº 2/2017).

 

Na recomendação é tratado da autonomia administrativa e financeira e a exclusividade na formação de procedimentos criminais e na apuração de infrações penais comuns, o que se chocaria com as atribuições constitucionais do MP.

 

Desta forma o art. 146 passa a ter a como redação que “A Polícia Judiciária Civil, instituição permanente, instrumento à propositura de ações penais, incumbida de exercer as funções de polícia judiciária, a formação de procedimentos criminais e a apuração de infrações penais comuns, exceto os militares e ressalvada a competência da União, é dirigida por Delegado de Polícia de última classe na carreira, nomeado pelo governador do Estado, nos termos desta Constituição”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS