"O incêndio no Museu do Rio é uma tragédia. É a história e a memória reduzidas a cinzas"
Foto: Agência Brasil
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente da França, Emmanuel Macron, ofereceu nesta segunda-feira (3) a ajuda de especialistas franceses em arte para contribuir com a reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro, o mais antigo do Brasil e que foi destruído por um incêndio que começou no domingo (2).
"O incêndio no Museu do Rio é uma tragédia. É a história e a memória reduzidas a cinzas. A França oferecerá seus especialistas a serviço do povo brasileiro para contribuir para a reconstrução", disse Macron no Twitter.
Embora Macron não tenha detalhado em sua mensagem a que tipo de especialistas se referiu, a ministra da Cultura da França, Françoise Nyssen, explicou em comunicado que ofereceu ao embaixador brasileiro na França "todo o conhecimento dos agentes do Ministério da Cultura" em aspectos de museografia, conservação e gestão de coleções e arquivos".
Além disso, a ministra disse que "as equipes dos museus franceses estão à inteira disposição das equipes brasileiras, em coordenação com os serviços da Embaixada da França no Brasil".
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!