Vacinação foi um dos serviços mais procurados pela população
Foto: Secom - TRT14
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Justiça do Trabalho e diversos parceiros prestaram quase 3 mil atendimentos na 16ª edição do TRT Comunidade - A Justiça do Trabalho mais próxima de você, realizada no sábado (28) na Escola Estadual Tancredo Neves, zona sul de Porto Velho.
Um dos destaques foram as ações de imunização e testes rápidos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com a aplicação de 660 vacinas e 462 orientações registradas, como também as atividades de recreação coordenadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc Rondônia) junto a 389 crianças.
Vários serviços também foram prestados gratuitamente à população nas áreas de saúde, a exemplo dos atendimentos médico e odontológico, assistência jurídica e social, emissão de documentos, corte de cabelo, massoterapia, entre outros.
Para conseguir tirar a sua segunda via do documento de identidade, a auxiliar de limpeza Vânia Maria não mediu esforços para ser a primeira a chegar na escola, às cinco da manhã. “Eu fui em duas Ação Global, mas não consegui tirar porque perdi a senha. Agora consegui, graças a Deus, tudo resolvido”, relatou após ficar um ano e dois meses sem o documento, devido a um assalto que levou todos os seus documentos.
A professora Lucenira Brandão também aproveitou o mutirão de cidadania para buscar informações junto à Previdência Social, fazer alguns exames rápidos e receber atendimento médico. “No posto de saúde a fila é enorme, você passa a tarde inteira para conseguir uma consulta, é muito difícil. Já aqui foi rápido e fui muito bem atendida”, elogiou.
Experiências vividas como a de Vânia e Lucenira é o que o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Shikou Sadahiro, chamou de “concretizar a cidadania”. “O objetivo é realmente uma aproximação com o cidadão. Todos que fazem parte deste projeto tem a plena consciência de que nossa atividade não se resume apenas à prestação jurisdicional. Temos uma missão muito maior em prol da sociedade, por isso promovemos esse mutirão”, ressaltou.
Sensibilização contra o trabalho infantil e incentivo à aprendizagem
Durante a ação foram efetuados sorteios de Kits contendo jogo da memória, quebra-cabeça e cadernos, além de distribuição de cartilhas em formato de "gibis", todos alusivos à campanha para promover a sensibilização dos pais e sociedade em geral quanto a importância de manter as crianças na escola e longe da vulnerabilidades social e do trabalho.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social e de Eventos Institucionais do Regional, responsável pela organização, uma nova edição do TRT Comunicação está prevista para acontecer ainda este ano, em novembro.
A 16ª edição do evento de responsabilidade social contou com a participação dos seguintes parceiros: Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra14); Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista – Aronatra, Corpo de Bombeiros; CLIOM (serviços odontológicos); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO); Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO); Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC); Incra; INSS; Ministério Público do Trabalho (MPT); Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO); Procon; Receita Federal; Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa); Senac; Secretaria de Estado de Saúde (Sesau); Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog); Sesc; Senac, Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO); Tudo Aqui; Vivo, Refrigerantes Dydyo; Lavanderia Lava e Leva, Faculdades Católica, São Lucas e Faro; Seja Digital; Instituto Mix de Profissões e IEL.
Sobre a ação TRT Comunidade
Realizado desde 2013, TRT Comunidade é um mutirão pela cidadania idealizado e coordenado pela Justiça do Trabalho com o objetivo de levar até a população mais carente e distante do centro da capital os serviços públicos básicos de forma gratuita, com participação e apoio de parceiros institucionais.
A ação já registrou mais de 42 mil atendimentos, nas 14 edições promovidas em escolas públicas em Porto Velho (RO) e uma em Rio Branco (AC), na sede do Sesi.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!