SAÚDE: Cinco dicas para usar enxaguante bucal

O mercado oferece diversas opções de enxaguantes sem álcool que protegem sem maltratar o dono da boca.

SAÚDE: Cinco dicas para usar enxaguante bucal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O enxaguante bucal pode ser uma tentação. Só de olhar o produto parece que o hálito fica fresco na hora. Também, do jeito que a boca arde, todos os germes devem morrer instantaneamente. Mas esse pensamento é coisa do passado.

 

 

Hoje, o mercado oferece diversas opções de enxaguantes sem álcool que protegem sem maltratar o dono da boca.

 

 

O importante é usar esse tipo de anti-séptico quando for indicado pelo dentista. A freqüência do uso varia de pessoa para pessoa. Para tirar as dúvidas sobre uso do produto, o presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), Marcos Moura, dá algumas dicas para o enxaguante ser um aliado da higiene bucal.



1. Leia a composição do produto
Não use produtos que contenham álcool em sua fórmula. Esse componente resseca a mucosa e provoca uma descamação. A conseqüência disso é a formação da saburra lingual, que provoca o mau hálito. Também é importante não usar produtos que não tenham registro da ANVISA. 



2. A frequência varia
Sempre o dentista vai orientar quantas vezes o enxaguante deve ser usado por dia. Cada caso é um caso. Em uma mesma família, uma pessoa pode usar uma vez por dia e outras nem isso. 



3. Último passo 
O enxaguante bucal deve ser usado sempre depois da escovação, fio dental e raspagem da língua. A boca tem que estar livre de placa e a língua sem saburra para o produto agir. Caso contrário estará jogando o produto pelo ralo. 



4. Não dilua
As pessoas tinham o costume de diluir o produto por causa de sensação de ardência das versões com álcool. Dessa forma, ficava mais fácil de agüentar o produto na boca por mais tempo. Porém, ao misturar o enxaguante com água, o produto perde as propriedades e, com isso, sua eficiência.



5. Coadjuvante

Os enxaguantes são meios auxiliares de prevenção. Não existe produto milagroso para combater o mau hálito. Seu uso deve ser orientado pelo dentista. Alguns enxaguantes são bons para prevenir a halitose, mas se usados por muito tempo podem causar manchas nos dentes. Não dá para se enganar com o sabor do produto na boca. Ela já está higienizada, esse sabor dura no máximo meia hora. Mas o maior alerta é para produtos vendidos na internet sem o registro da ANVISA. Fuja deles.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS