Uma ação que está sendo realizada pela PMRO no campus de Porto Velho desde o ano passado e que tem gerado bons resultados
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), preocupada com a segurança e integridade da comunidade acadêmica e dos frequentadores do campus de Porto Velho, realizou na última sexta-feira (23), uma reunião com a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) para discutir estratégias que garantam mais segurança para comunidade acadêmica e comunidade em geral.
Participaram da reunião o chefe de gabinete da UNIR, professor Adilson Siqueira, os pró-reitores de Administração e de Planejamento, Charles Dam Souza Silva e Otacílio Moreira de Carvalho, respectivamente, a diretora administrativa do Campus de Porto Velho, Verônica Rocha Dias, o tenente coronel Marcos Freire, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, e o subtenente Raimundo Soares do Nascimento.
Uma ação que está sendo realizada pela PMRO no campus de Porto Velho desde o ano passado e que tem gerado bons resultados, segundo a diretora Verônica Rocha, é o patrulhamento, por meio da Patrulha Escolar. O tenente coronel Marcos Freire garantiu que esse serviço continuará sendo prestado da mesma maneira, pois inibe a prática de crimes, o vandalismo e os furtos na região. Ele também acrescentou que a PMRO está pronta para o atendimento de ocorrências no local, desde que seja devidamente acionada.
Outro ponto que diz respeito à segurança da comunidade acadêmica e comunidade em geral, de acordo com o chefe de gabinete da UNIR, é com relação ao transporte coletivo da capital, onde têm sido registrados roubos e tentativas de roubo, especialmente no trajeto do ônibus que atende ao campus, no trecho compreendido entre o trevo da BR 364 com Avenida Campos Sales até a Vila Princesa. Como este tema depende também do apoio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), os representantes da UNIR e da PMRO concordaram em agendar uma nova reunião para discutir o assunto e as providências juntamente com a Semtran.
Na oportunidade, o tenente coronel Marcos Freire e o subtenente Raimundo Soares do Nascimento apresentaram os projetos sociais que são desenvolvidos pelo Núcleo de Polícia Comunitária (NPC/PMRO) em algumas escolas de Porto Velho e solicitaram o apoio da UNIR para acompanhamento e desenvolvimento dos projetos, bem como para capacitação dos coordenadores e responsáveis.
Segundo o subtenente Nascimento, são ministradas aulas de judô, futebol de salão, handebol, karatê e taekwondo aos alunos das escolas Jejus Burlamaqui, Bela Vista, Jorge Vicente Salazar, Sebastiana, Hélio Botelho e João Afro Vieira. “As aulas são gratuitas e os estudantes ganham todo o material necessário para as atividades como kimonos, uniformes e chuteiras”, destacou Nascimento.
Sobre esse assunto, o professor Adilson Siqueira informou que as demandas da PM, após formalização via ofício, serão encaminhadas para os setores que poderão fazer o levantamento das ações afins que já são desenvolvidas pela UNIR na comunidade e que poderão contribuir com os projetos da PM, como a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e os Núcleos de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA) e de Saúde (NUSAU), entre outros departamentos.
O professor Otacílio Moreira destacou que o departamento de Economia, pode, por exemplo, desenvolver projetos de geração de renda para a comunidade da Vila Princesa, que é geograficamente mais perto da UNIR e que já recebe atendimento tanto da Universidade como da PMRO, entre outras ações.
Em nome do reitor Ari Miguel Teixeira Ott, o professor Adilson Siqueira encerrou a reunião destacando a importância da parceria que está sendo firmada entre a UNIR e a PMRO, que poderá gerar ainda mais frutos e benefícios para ambas as instituições.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!