Garantia de mais segurança e agilidade na resposta a casos em que a Polícia Civil precisa identificar digitais ou corpos de desconhecidos que dão entrada no Instituto Medico Legal de Rondônia.
impressão digital poderá ser enviada para o sistema LEAD, a fim de que façam uma pesquisa para identificar possível autor de crime / Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Termo de convênio a ser firmado nesta quinta-feira (8) com a área de segurança pública de São Paulo, por meio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), irá garantir mais segurança e agilidade na resposta a casos em que a Polícia Civil precisa identificar digitais ou corpos de desconhecidos que dão entrada no Instituto Medico Legal de Rondônia.
Assinam o convênio em ato previsto para o final da manhã, no Palácio Bandeirantes, sede do governo paulista, o vice-governador Daniel Pereira e o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Lioberto Caetano.
O convênio prevê a adesão de Rondônia ao Sistema de Legitimação à Distancia (LEAD) adotado pelo IIRGD que facilita a demanda da Polícia Civil para reconhecer e identificar autorias de crimes com base nas digitais que são pesquisadas na base desse sistema, totalmente online e acessível a todas as unidades policiais de São Paulo.
“O Instituto de Identificação de São Paulo tem 65 milhões de registros em prontuários civis e criminais. É a maior base da América Latina. E Rondônia terá acesso a esta base, de forma pioneira. É o primeiro estado a fazer esse vínculo com São Paulo, o que trará mais segurança a uma investigação, otimização de pesquisa e resposta mais rápida ao cidadão”, disse o diretor do Instituto de Identificação Engracia da Costa Francisco Júlio Kasper.
Segundo ele, uma impressão digital poderá ser enviada para o sistema LEAD, a fim de que façam uma pesquisa para identificar possível autor de crime, e a resposta virá rapidamente. “Se houver desconfiança de que determinado documento apresentado é falso, faremos a legitimação à distancia, conseguindo saber se é verdadeira a identificação da pessoa. Ou seja, conseguiremos validar se a pessoa é quem diz ser”, diz Kasper sobre a utilização do sistema.
Outra utilidade é identificar cadáveres que dão entrada no Instituto Médico Legal. “Sem documento, com a informação de que a pessoa seria de São Paulo, por exemplo, coletamos a impressão e mandamos para o sistema, que nos devolve rapidamente. É um canal aberto com a maior base de informações da América Latina”, disse.
O vice-governador Daniel Pereira visitou o comando-geral da Polícia Militar de São Paulo, e será homenageado antes da assinatura do convênio com a Medalha da Casa Militar, concedida com anuência do Conselho Estadual de Honrarias e Méritos. A medalha foi instituída pelo decreto 50.555, de fevereiro de 2006.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!