Dois morcegos que não se alimentam de sangue foram encontrados contaminados com o vírus da raiva
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 43 mil cachorros e 3 mil gatos, o equivale a 80% da população de cães e gatos, deverão ser vacinados contra a raiva neste sábado,18, durante campanha de vacinação, desencadeada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Centro de Zoonose. Serão 98 postos de vacinação, entre postos de saúde, associações de bairro, igrejas e escolas. Cerca de 600 servidores estão envolvidos para atingir a meta da campanha no sábado.
O vírus da raiva é transmitido dos animais para o homem por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e até o homem. A campanha acontece das 8 h as 17h30min
“Dois morcegos não hematófagos, que não se alimentam de sangue, foram encontrados contaminados com o vírus da raiva no perímetro urbano da capital, e isso serve de alerta para população, porque o vírus rábico se encontra no seu ciclo aéreo, mas é um fator de preocupação. Por isso a importância da vacinação. Há treze anos não é registrado nenhum caso de raiva em cão ou gato em Porto Velho”, destaca Rudolf Cristian Horacek, diretor do centro de controle de zoonoses.
Fonte: Centro de Controle de Zoonoses
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!