Setor produtivo se fortalece com internacionalização do aeroporto

Rondônia poderia desenvolver em volumes bem maiores o comércio países vizinhos.

Setor produtivo se fortalece com internacionalização do aeroporto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Todo o setor produtivo de Rondônia - e não apenas aquele segmento representado pela Federação das Indústrias (Fiero) - só tem a ganhar com a efetiva internacionalização do aeroporto de Porto Velho. A afirmação do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, ao receber, no último final de semana o senador Valdir Raupp e sua esposa, deputada federal Marinha Raupp, que fizeram uma explanação aos conselheiros da entidade sobre as providências que vêm sendo adotadas para implementação das medidas necessárias à internacionalização.

Marcelo Thomé entende que o Governo brasileiro deveria estabelecer políticas regionais para incentivar o intercâmbio comercial entre os estados fronteiriços e os países vizinhos. Rondônia, por exemplo, demonstrou o presidente da Fiero, poderia desenvolver em volumes bem maiores o comércio com a Bolívia e o Peru e, por extensão, Equador, Chile e Colômbia, sem as mesmas amarras burocráticas do Governo Federal.

“Tudo depende de vontade política, para acelerar o desenvolvimento das regiões de fronteira”, reitera o presidente da Fiero, acrescentando que tanto o segmento industrial, quanto o comercial, turístico e cultural seriam beneficiados numa eventual ampliação da abertura das fronteiras com Bolívia e Peru.

O presidente da Fiero acentua também o crescimento econômico da Bolívia e do Peru e lembra que Lima, a capital peruana está a cerca de 2800 quilômetros de Rondônia e tem um mercado de 10 milhões de consumidores. “É uma população que desfruta os benefícios do crescimento econômico peruano e está ávida por consumir produtos de qualidade. E Rondônia tem uma produção de qualidade para atender essa demanda”, afirma Marcelo Thomé, para justificar a necessidade de internacionalização do aeroporto de Porto Velho.

Para o presidente da Fiero, concretizada a internacionalização do aeroporto, empresas e empresários dos dois países iniciarão tratativas para estabelecer linhas aéreas em Rondônia e Peru e Rondônia e Bolívia. “Lima é um mercado consumidor com tanto potencial quanto o de São Paulo, por exemplo, e está bem mais próximo de Rondônia”, reitera Marcelo Thomé.

Na visita aos conselheiros da Fiero, o senador Raupp e a deputada federal Marinha Raupp anunciaram as ações que estão empreendendo a partir de Brasília para consolidar a internacionalização do aeroporto. De imediato, com previsão para ficar pronto ainda este ano, deverá ser instalado o sistema ELO – Equipamento de Ligação Operacional.

Esse equipamento é o conector que faz a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões.

Os representantes de Rondônia no Congresso Nacional também informaram que estão trabalhando para contemplar o aeroporto com os demais equipamentos e órgãos, como Receita Federal e Vigilância Sanitária, que permita a efetiva internacionalização.

Acompanharam a deputada Marinha e o senador Raupp na visita a Fiero, um representante da superintendência de aeroportos da Infraero, Marcus Bisinotto, e o encarregado do sistema de gerenciamento e serviço operacional da Infraero em Rondônia, Juscelino Moraes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS