INOVAÇÃO: Justiça Eleitoral de Rondônia começa a adotar intimação via whatsapp

A utilização de aplicativos já foi liberada em junho deste ano pelo Conselho Nacional de Justiça e já é utilizado por alguns tribunais do país.

INOVAÇÃO: Justiça Eleitoral de Rondônia começa a adotar intimação via whatsapp

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma Resolução conjunta assinada pela Corregedoria Geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) e da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) torna oficial a validade da utilização do aplicativo Whattsapp e outros aplicativos de envio de mensagem eletrônica para a realização de intimação. 

A utilização de aplicativos já foi liberada em junho deste ano pelo Conselho Nacional de Justiça e já é utilizado por alguns tribunais do país, como é o caso do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Desde julho, o TRE-RO vem testando a utilização dessas ferramentas. 

Segundo a Portaria, o advogado que quiser se beneficiar da nova ferramenta precisa acessar a página do TRE-RO e assinar um Termo de Adesão, aceitando o recebimento de suas intimações via aplicativo, indicando o número do seu celular, que possui o aplicativo instalado, dentre outros dados de interesse seu e da Justiça Eleitoral. 

O advogado Márcio Nogueira, especialista em Direito Eleitoral, afirmou que a ideia de utilizar o Whasap para essa finalidade é boa, porém como não está prevista em lei, é necessário que as partes concordem com essa forma de intimação, do contrário não terá validade. “A Resolução é apenas um ato administrativo”, declarou.

De acordo com ele, já tem juiz no interior adotando esse sistema, que foi lançado inicialmente pela Justiça do Trabalho.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS