MAB desocupa sede do Ibama e aguarda resposta da Santo Antônio Energia

Após dois dias ocupando a sede da Superintendência do Ibama em Porto Velho, cerca de 50 famílias integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) desocuparam o local no fim da tarde de terça-feira, 17.

MAB desocupa sede do Ibama e aguarda resposta da Santo Antônio Energia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após dois dias ocupando a sede da Superintendência do Ibama em Porto Velho, cerca de 50 famílias integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) desocuparam o local no fim da tarde de terça-feira, 17. Hoje o expediente na Superintendência ocorreu normalmente, fato que não foi registrado na terça.

Os manifestantes cobram o cumprimento de acordos que, segundo eles, foram firmados em maio deste ano com o Consórcio Santo Antônio Energia, como a realocação da área urbana de Jaci-Paraná que se encontra abaixo da cota de 77,10m, o cumprimento das medidas de emergência, fornecimento de água potável para as famílias, tendo em vista que os poços e fossas das residências estão desbarrancando devido a umidade do solo em virtude da construção das usinas, conforme os critérios do Plano Básico Ambiental.

De acordo com o Superintendente do Ibama, Carlos Alberto Paraguassu Chaves, o acordo foi feito entre o Ibama e os manifestantes.

“A reivindicação não era diretamente com o Ibama, e sim com a Santo Antônio Energia. Mas foi uma forma que o movimento achou para chamar atenção das autoridades, ocupando a sede da Superintendência. Após uma conversa, chegamos em um acordo, onde ficou marcada uma reunião, por videoconferência, entre o Ibama e o MAB de Brasília, com participação da Agência Nacional de Águas. Onde nós vamos buscar uma solução para esse conflito e tentar resolver o problema do movimento, que é legítimo”, explicou Paraguassu.

O site Rondoniaovivo entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Consórcio Santo Antônio Energia que informou:
A Santo Antônio Energia irá relocar os imóveis localizados abaixo da cota 77,10m, conforme determinado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e no cronograma estabelecido por esta agência. As vistorias nos imóveis já começaram e as negociações devem ser iniciadas no final do mês de novembro. A limpeza das fossas já ocorreu, mesmo sem que hava relação do problema com a hidrelétrica. Salienta-se ainda que o distrito de Jacy-Paraná recebe água tratada da Caerd.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS