Congresso Internacional de Direitos Humanos inicia nesta segunda

O Congresso é das 14h às 18h e das 19h às 21h30.

Congresso Internacional de Direitos Humanos inicia nesta segunda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), programa de pós-graduação implementado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), em parceria com a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizará, no período de 16 a 20 de outubro, o I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

O evento será realizado no Teatro Guaporé, com algumas atividades no auditório do Ministério Público do Trabalho, ao lado do teatro.

O Congresso é das 14h às 18h e das 19h às 21h30. A programação do evento se divide em três eixos principais: apresentação de artigos dos mestrandos do DJUS, minicursos e mesas-redondas.

Os artigos serão apresentados nos dias 16, 19 e 20 de outubro, sempre às 14h no Teatro Guaporé. Entre os temas pesquisados estão a violência de gênero, o trabalho escravo, os conflitos agrários, a justiça restaurativa e a violação de direitos humanos.

Questões sociais

O evento tem como objetivo promover discussões interdisciplinares sobre diversas problemáticas dos direitos humanos e questões de justiça, como direito dos povos e grupos sociais, territorialidade, marginalização e gênero.

Tais temas serão abordados por meio de mesas de debate, palestras e minicursos, além da apresentação das pesquisas dos mestrandos do DHJUS.

Lista dos artigos a serem apresentados

Os cinco minicursos serão oferecidos entre os dias 17 e 20 de outubro, sempre no período vespertino.

História da Amazônia: uma visão a partir dos conflitos, com doutor Marco Teixeira (UNIR);

Perspectivas antropológicas sobre gênero e sexualidade, com doutora Fátima Weiss de Jesus (UFAM);

Direitos Humanos e Direitos Territoriais: desafios e perspectivas na Amazônia, com mestre Judith Costa Vieira (UFPA) e doutor Ricardo Gilson (UNIR);

Quilombos e os Direitos Constitucionais (Partes 1 e 2), com doutora Ilka Boaventura Leite (UFSC), serão realizados no Auditório do MPT com 200 vagas cada. Já o minicurso Democracia e Direitos Humanos (Partes 1, 2 e 3) com o Dr. Giuseppe Tosi (UFPB) será no Teatro Guaporé, com 240 vagas.

Mesa redonda

As mesas-redondas reunirão profissionais de renome nacional e internacional. A mesa de abertura Os novos desafios aos Direitos Humanos contarão com a participação da professora da Universidade de Coimbra, doutora Carla de Marcelino Gomes, e da coordenadora do programa de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente do UNICEF no Brasil, Casimira Benge.

Trabalho escravo, Democracia, Direitos Humanos e Gênero e Direitos Humanos das Mulheres e Justiça serão algumas das mesas-redondas realizadas com estudiosos como doutor Giuseppe Tosi (UFPB), doutora Cécilia Caballero Lois (UFRJ), doutora Fátima Weiss de Jesus (UFAM) e doutora Ilka Boaventura Leite (UFSC). O corpo docente do mestrado DHJUS também integrará as discussões.

Mostra cultural

Completando a programação do Congresso, será realizada a III Mostra Cultural “Descobrindo Talentos”, projeto de extensão desenvolvido pela Emeron, em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O projeto congrega os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) por meio da arte e, na ocasião, apresentará suas atividades e produções em forma de performance e exposição.

Hotsite

O I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça disponibilizou um hotsite com todas as informações sobre o evento. Programação, currículo dos palestrantes e inscrições são algumas das informações que podem ser encontradas no endereço emeron.tjro.jus.br/congresso-dhjus.

Inscrições

São 240 vagas. As inscrições encerraram dia 12 de outubro, mas ainda há possibilidade de abrir as vagas remanescentes para os minicursos.

Informações: (69) 3217-1366 ou pelo e-mail mestrado.emeron@gmail.com.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS