CIMI: Relatório denuncia morte de 14 índios em Rondônia

Contra o cacique pesava a acusação de ter mandado matar dois madeireiros.

CIMI: Relatório denuncia morte de 14 índios em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) apresentou o relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2016, durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada semana passada, em Brasília.

O diagnóstico produzido pelo Cimi mostrou diversos casos de suicídio, assassinato, mortalidade na infância e de invasões e exploração ilegal de bens comuns, principalmente madeira.

Somente em Rondônia, houve catorze ocorrências nos últimos dez anos, em vários municípios que abrigam população indígena, como é o caso de Alta Floresta, Guajará-Mirim, Porto Velho e Espigão D´Oeste.

Segundo o estudo, foram praticados os mais diversos tipos de violência contra os povos indígenas, tais como conflitos relativos a direitos territoriais, ameaça de morte e desassistência nas áreas de saúde e educação, dentre outros.

O arcebispo de Porto Velho, Dom Leonardo Eteiner participou da solenidade, juntamente com outras lideranças que defendem a causa indígena e as violações contra essas populações, e principalmente o assassinato entre os anos de 1985 e 2015.

Casos

Um dos casos de assassinato relatados pelo relatório foi do cacique Deusmar Ferreira Saquirabar, de Alta Floresta, em junho de 2006, ocorrido em Pimenta Bueno.  

O cacique chegou em uma caminhonete à rodoviária de Pimenta Bueno, acompanhado de uma índia. Em seguida, chegou um homem e pediu cigarro. Eles conversaram por alguns instantes e, quando o índio saiu do local em direção ao carro, recebeu os três tiros no tórax, tendo morte instantânea. C

Contra o cacique pesava a acusação de ter mandado matar dois madeireiros em Alta Floresta. No início da semana em que foi assassinado, o cacique que também era conhecido pelo nome de Damião, avisou para todos os madeireiros que fossem embora das aldeias comandadas por ele ou seriam denunciados à Polícia Federal.

O relatório total dos casos ocorridos em Rondônia podem ser acessados no endereço http://caci.cimi.org.br/#!/.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS