Resgate da história de Rondônia é anunciada na abertura da Semana da Pátria

Três projetos que têm por objetivo promover o resgate da história de Rondônia foram anunciados.

Resgate da história de Rondônia é anunciada na abertura da Semana da Pátria

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aproveitando o espírito patriótico por ocasião dos festejos dos 195 anos de independência do Brasil, representando o governador Confúcio Moura na abertura da Semana da Pátria, na manhã desta sexta-feira, 1, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, o vice-governador Daniel Pereira, anunciou pelo menos três projetos que têm por objetivo promover o resgate da história de Rondônia para as novas gerações.

Trata-se da reedição do Livro No Rastro dos Pioneiros, do escritor Amizael Gomes Silva; distribuição de 1.000 exemplares da Missão Rondon, da editora do Senado; e extensão do Projeto Teixeirão, autorizado pelo governador, enquanto os dois primeiros foram solicitados pelo próprio Daniel à Assembleia Legislativa e ao senado, respectivamente.

A proposta, segundo o vice-governador, é valorizar os antepassados pelo histórico de luta em favor do Estado de Rondônia ao mesmo tempo em que atualiza o conhecimento das novas gerações inspirando-as com histórias como a do Marechal Rondon, criado pelo avô após ter ficado órfão de pai e mãe ainda criança e depois por um tio, que a duras penas conseguiu estudar e mais tarde integrar o Brasil do Rio Grande do Sul ao Amapá com a construção das linhas telegráficas, tornando-se um pacificador e patrono das comunicações, sendo indicado três vezes ao Nobel da Paz, uma delas pelo físico Albert Einstein.

O vice-governador citou o momento econômico porque passa Rondônia, que de estado “quebrado” conseguiu “virar a página”, tornando-se referência como pujante, atraindo representações de 40 nações e de vários empresários nacionais, “graças ao empenho do governador Confúcio e de todos os prestadores de serviços”. Sem mencionar nome, ele adiantou o interesse de um empresário de Minas Gerais em valorizar ainda mais o café de Rondônia, industrializando no próprio estado.

Ele ainda pediu para que a população mantenha o espírito patriótico não apenas nos festejos de 7 de setembro e na Copa do Mundo, mas todos os dias, uma prática que deveria ser alimentada a partir das escolas com alunos entoando os Hinos Nacional e da Independência.

Entre os momentos que marcaram a solenidade para a professora Eliane Freitas e o aposentado Manoel Pereira, 84 anos, ambos residentes em Rolim de Moura, foi o hasteamento das bandeiras Nacional, dos Estados e do município de Porto Velho; execução dos Hinos Nacional, da Independência e de Rondônia; oração do padre Eduardo Fabiano, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo; e do pastor Joel Holder, da Igreja Assembleia de Deus; e a chegada dos alunos-atletas com a tocha olímpica e após saudar as autoridades civis e militares e o público presente acenderam a pira, fogo simbólico da Pátria, que permanece até a noite do dia 7 em frente ao Complexo Rio Madeira. “Como professora gostei também do resgate da história anunciado pelo vice-governador”, completou Eliane. “Tudo foi muito bonito e emocionante”, reforçou o senhor Manoel, que antes de se aposentar trabalhava na agricultura e por isso nunca havia assistido a uma solenidade cívico-militar.

Carregaram a pira olímpica, o aluno-atleta Dilan da Silva Paixão, da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia, vice-campeão de futsal dos Jogos Escolares (Joer) de 2015 e 2016, campeão da 3ª Copa Patrulha Escolar da Polícia Militar em 2016, da Copa do Brasil adulto de futsal de 2017, Taça do Brasil Sub-20 em 2017, Estadual Sub-20 de 2017, estadual de futsal adulto de 2017 e atualmente participa dos Jogos de Intermunicipais de Rondônia pela seleção adulta de futsal; aluna-atleta Sthefany Karonina Valente Araújo, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro I, campeã de Katá Komite da Copa Eucatur de Karatê em Ji-Paraná, da 6ª Copa Rondônia e estreante na modalidade de ginástica nos Jogos escolares em Ji-Paraná em 2017; e Arthur da Rosa Fouchy, do Centro de Ensino Classe A, campeão dos Jogos Escolares Municipais e Estadual de 2014 e 2015 e participante dos Jogos Estudantis da Juventude em 2014 em Londrina (PR), em 2015 em Fortaleza (CE), representando o basquetebol infantil masculino de Rondônia, além de ter representado Rondônia na seleção de basquetebol sub-15 em Curitiba (PR) e atualmente joga no time da escola como amador.

Entre as autoridades civis e militares presentes estavam o general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; coronel Marcelo Gonçalves Vilela; capitão de corveta Alexandre Nascimento Santos, delegado fluvial de Porto Velho; coronel aviador, Célio Otávio Araújo Galvão, comandante da Base Aérea de Porto Velho; o secretário municipal de Educação, Marcos Aurélio Marques; servidores públicos e a população em geral.

HISTÓRIA

Até 7 de setembro de 1822, muitas foram as tentativas e muitos morreram na luta pelo ideal da independência. Segundo a história, ao receber uma carta da corte de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal, que há tempos pretendia recolonizar o Brasil, dom Pedro I respondeu negativamente afirmando que “se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico”.

Em seguida tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole e determinou que nenhuma lei de Portugal fosse cumprida sem sua aprovação. Ele ainda conclamava o povo a lutar pela independência. Ao retornar a São Paulo de uma das viagens a Minas Gerais, em 7 de setembro de 1822, próximo ao riacho do Ipiranga, recebeu mais uma carta anulando a Assembleia Constituinte e exigindo sua volta imediata, foi quando então levantou a espada e gritou: Independência ou Morte, marcando, assim, a independência do Brasil de Portugal.

O desfile de 7 de setembro acontecerá na próxima quinta-feira, a partir das 17h, na avenida Migrantes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS