SAÚDE: Demanda de vítimas de acidentes de trânsito causa estrangulamento no sistema

Detran repassará à Sesau R$ 39 milhões para custear gastos com essas vítimas

SAÚDE: Demanda de vítimas de acidentes de trânsito causa estrangulamento no sistema

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostram que uma média de 80% dos procedimentos cirúrgicos ortopédicos de traumas realizados em Rondônia são provenientes de vítimas de trânsito, causando estrangulamento no sistema de saúde.

Para suprir gastos com essa demanda de pacientes, a Sesau e o Detran assinarão convênio de cooperação financeira. Pelo acordo, o Departamento de Trânsito repassará cerca de R$ 39 milhões de reais que serão utilizados exclusivamente para fins de atendimentos às pessoas vitimas de acidentes de trânsito.

O secretário da Saúde, Williames Pimentel, afirmou que em virtude da demanda nessa área ser muito grande, aporte financeiro para custear os gastos é fundamental.

O diretor do Detran explicou que as ações de educação e as fiscalizações tem dado resultados com a redução de acidentes, porém ainda é grande o número de ocorrências, principalmente envolvendo motociclistas, e a autarquia entende a importância do convênio para auxiliar no custo da saúde pública.

“Estamos acertando os meios para que possamos formalizar a parceria dentro da legalidade e na urgência que a demanda requer”, explicou Antônio Manoel.

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde – divulgada em junho de 2016 -, o percentual de adultos que admitem beber e conduzir veículo motorizado em Porto Velho teve alta de 0,9% nos últimos três anos. Nesse período, 8,5% da população da capital declararam que dirigiam após o consumo de qualquer quantidade de álcool, contra os 8,4% do ano de 2012. Os homens (15,2%) continuam assumindo mais a infração do que as mulheres (1,4%).

Porto Velho segue com média de pessoas que misturam álcool e direção acima da média nacional. No conjunto das 27 capitais estudadas pela pesquisa, 5,5% dos indivíduos referiram conduzir veículo após o consumo de bebida alcoólica, contra os 7% de 2012 – uma queda nacional de 21,5% em três anos.

Fonte: Secom/Governo

Edição: Rondoniaovivo 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS