Agência Idaron é inaugurada; município tem rebanho de 130 mil cabeças

Idaron agora tem sede própria em Ministro Andreazza

Agência Idaron é inaugurada; município tem rebanho de 130 mil cabeças

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com um rebanho bovino estimado em 130 mil cabeças e diversificada produção de frutas, o município de Ministro Andreazza ganhou sede própria da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), na quinta-feira (20), em solenidade presidida pelo governador Confúcio Moura.

O governo estadual investiu R$ 376 mil na construção do novo prédio, localizado na avenida Pau Brasil, no centro da cidade, que tem a finalidade de atender a demanda das fiscalizações e orientações aos produtores rurais sobre vacinações de animais, emissões de guias de transportes, classificação de vegetais, licenças ambientais, entre outros serviços.

“É um órgão eletrônico. A Idaron é um dos aparelhos públicos mais respeitados no Brasil. Os técnicos rondonienses já estão sendo convidados para promover palestras sobre a eficácia da funcionalidade servindo de exemplo para outros estados brasileiros”, anunciou o governador Confúcio Moura, na solenidade que contou com a participação de autoridades estaduais, municipais e federal.

“A nova unidade é confortável e funcional. Vai dar maior celeridade nos nossos serviços”, disse o chefe da unidade, o servidor Arnaldo Soares, que comanda a equipe de sete servidores para atender as 1.126 propriedades rurais cadastradas no órgão.  O rebanho bovino local é formado por 70% de gado de corte e outros 30% leiteiro. O município produz em larga escala café, mamão, abacaxi, maracujá, banana e várias espécies de frutas cítricas.

Morador há 18 anos na linha 1A, a 22 quilômetros de Ministro Andreazza, o produtor Valmir Lins Rego vive da pecuária de corte. “Essa reestruturação da sede da Idaron representa para nós produtores,uma importante ação do governo, pois facilita a resolução de qualquer problema aqui mesmo no centro da cidade,” mencionou Valmir Lins. “Aqui somos muito bem atendidos. O prédio novo ficou ótimo”, disse outro produtor, Gerson Caetano, que mantém um sítio na linha 6, a 13 quilômetros do centro de Andreazza.


RECUPERAÇÃO DE VIAS

Para a fluidez da produção rural, as ruas urbanas e estradas vicinais serão recuperadas. O governador Confúcio Moura assinou convênio no valor de R$ 300 mil para recuperação das estradas rurais. O recurso é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Maurão de Carvalho.

 

O prefeito Arnaldo Strellow agradeceu o investimento e pediu mais apoio ao governo estadual. “Nosso orçamento está comprometido e precisamos de maior ajuda do governo no sentido de recuperar asfalto urbano” pediu. O governador atendeu a solicitação e ressaltou que vai contribuir. “Vamos arrumar a rodovia que dá acesso ao município e as ruas esburacadas. Queremos a cidade bonita, bacana. Queremos resultados positivos”, enfatizou Confúcio Moura.

A cerimônia de inauguração foi prestigiada pelos secretários estaduais Anselmo de Jesus (Idaron) e Evandro Padovani (Seagri), deputado federal Nilton Capixaba, prefeita de Cacoal Glaucione Rodrigues e prefeito anfitrião Arnaldo Strellow. O presidente da Câmara de Vereadores local, vereador Joel Moura, participou do evento acompanhado dos demais membros da Casa Legislativa.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS