Visita humanizada nos presídios: Estado é obrigado a investir em segurança

O Estado de Rondônia tem prazo de 20 dias para comprovar o efetivo funcionamento dos aparelhos eletrônicos, detectores de metais, aparelhos de raio-x, scanner corporal, dentre outras tecnologias que garantam a segurança dos visitantes e dos agentes penite

Visita humanizada nos presídios: Estado é obrigado a investir em segurança

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Estado de Rondônia tem prazo de 20 dias para comprovar o efetivo funcionamento dos aparelhos eletrônicos, detectores de metais, aparelhos de raio-x, scanner corporal, dentre outras tecnologias que garantam a segurança dos visitantes e dos agentes penitenciários na prevenção da entrada de armas, explosivos, drogas ou outros objetos ilícitos no interior das unidades prisionais.

Em despacho nesta terça-feira (30/05), a Juíza de Direito Inês Maria da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho, deferiu pedido do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores (Singeperon), considerando que o Estado apresentou “documentações evasivas” que não trouxeram respostas satisfatórias quanto ao efetivo funcionamento desses aparelhos.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

O presidente do Singeperon, Sidney Andrade, lembra que o Sindicato promoveu a Ação Civil Pública (nº 0004159-72.2015.8.22.0001) contra o Estado, pois repentinamente o Secretário de Justiça Marcos Rocha resolveu “abolir” a “revista vexatória” (constrangedora), sem as providências imediatas para a garantia da segurança.

Assim, a entidade sindical acionou a Justiça registrando que pretendia sim propiciar a humanização da visitação nas unidades, sem submeter ninguém a qualquer situação desumana, degradante ou vexatória. Porém, para tanto, o Sindicato pediu à Justiça que obrigasse o Estado a adquirir e implantar detectores de metais, aparelhos de raio-x e outros, como meios necessários para a fiscalização humanizada e segura nos presídios estaduais.  

“A visita humanizada já é uma realidade nos sistemas prisionais de outros estados, e é necessária em respeito aos familiares, como forma de se evitar constrangimentos. No entanto, o Estado precisa garantir a segurança necessária”, destacou Sidney, ainda informando que várias unidades do Estado não contam sequer com um local específico de visitação, a exemplo do presídio de Ariquemes, recém-construído. “É um absurdo que visitações ainda sejam realizadas nas celas!”, criticou o presidente do Singeperon, ao registrar que na maioria das rebeliões os presos “seguram” os visitantes nas celas, colocando em risco a vida deles.

DESRESPETO AO JUDICIÁRIO E MPE

Segundo o diretor social do Singeperon, Ronaldo Rocha, o Estado se comprometeu, em Juízo, a entregar quantitativo suficiente dos aparelhos requisitados, durante audiência de conciliação. “Contudo”, revela Ronaldo, “o Estado vem apresentando notas fiscais e documentos vagos que não comprovam o efetivo funcionamento dos aparelhos, o que demonstra, mais uma vez, desrespeito em relação ao que é pactuado na Justiça, em ação que é inclusive acompanhada pelo Ministério Público Estadual, devido ao claro interesse público envolvido”, destacou.

Por essa razão, o Singeperon, por meio dos advogados Gabriel Tomasete e Ane Caroline dos Santos, opôs embargos de declaração para que o Estado fosse obrigado a realizar a “efetiva comprovação, nos autos em epígrafe, da entrega, implantação e atual funcionamento dos materiais elencados, nas Unidades Prisionais e Socioeducativas do Estado de Rondônia”, tendo o pedido sido atendido pela Justiça.

Tomasete comemorou a decisão, considerando-a “mais um avanço da entidade sindical”. Ainda, pontuou que “o Singeperon se mostrou responsável e atuante ao concordar com a revista humanizada e ao mesmo tempo lutar pela garantia da segurança”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS