Trabalhadores criam fórum contra as reformas do Governo e organizam greve geral

A iniciativa partiu do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Rondônia – SINDSEF, onde teve como idealizador Abson Praxedes, atual presidente da entidade

Trabalhadores criam fórum contra as reformas do Governo e organizam greve geral

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a compreensão de que para enfrentar as reformas do governo, em especial as da Previdência e trabalhista, as entidades representativas dos trabalhadores em Rondônia, unificando representações do setor privado e público das três esferas de governo, do campo e da cidade, buscaram unidade entre si e criaram o Fórum Permanente das Entidades dos Trabalhadores em Rondônia – FETRARON.

A iniciativa partiu do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Rondônia – SINDSEF, onde teve como idealizador Abson Praxedes, atual presidente da entidade. A ideia surgiu em 09/03, quando o Sindsef discutia a mobilização contra o Projeto de Emenda Constitucional - PEC 287 – Reforma da Previdência. Abson defendeu na ocasião, que o objetivo da estratégia contra a reforma não seria alcançado de forma isolada pelas entidades, já que tal reforma da PEC 287 atinge todos os trabalhadores, independente de ter vínculo ou não com empregador.

Sempre com a coordenação de Abson Praxedes, a primeira reunião ocorreu em 22/03, de lá para cá, outras quatro já foram realizadas, tendo o FETRARON sendo criado na segunda reunião em 06/04/2107, integrando inicialmente 12 (doze) entidades. Atualmente 27 entidades integram o Fórum.

Abson enfatizou desde o iniciou que esta ferramenta era imprescindível para o atual momento e outros que requeiram mobilização conjunta contra a retirada de direitos sociais e trabalhistas. E que ainda o Fórum não nasce para medir forças com outras organizações, e sim unificar os trabalhadores, portanto, o Fórum não pertence à entidade A, B ou C, e sim do conjunto de entidades que o integram. E que para enfrentamentos que são comuns aos trabalhadores, deixa-se de lado o fato de uma entidade ser mais ou menos importante que outra. O Fórum já tem seu regimento próprio e com mandato anual, sua primeira direção ficou composta pelas seguintes entidades: Coordenador – SINDSEF, Vice-coordenador - SINDUR, Secretaria Geral – OAB/RO e Vice-secretária Geral – ASPOMENTRON.

Acompanhando orientações das entidades nacionais, o FETRARON deliberou um ato conjunto contra a PEC 287 – Reforma da Previdência, para o dia 28/04 com a seguinte programação: Concentração a partir das 8 horas na praça das 3 caixas d’água, com passeada a ser percorrida no seguinte trajeto: Av. Carlos Gomes, Av. Farquar, Av. 7 de Setembro, Av. Marechal Deodoro, Av. Carlos Gomes, Av. Campos Sales (ato no INSS), Rua Júlio de Castilho, Av. Carlos Gomes, retorno à praça das 3 caixas d’água.

O entendimento do FETRARON, é que esta Reforma da Previdência rouba a “dignidade da pessoa humana” um dos fundamentos da nossa Constituição Federal, em especial quando adentrar à terceira idade.

Com o exposto, convoca a todos os trabalhadores e sociedade em geral para a greve geral dia 28/04, contra a retirada de direitos sociais e trabalhistas. Leve sua família e defenda seu futuro. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS