Eletrobrás Rondônia culpa Polícia e Judiciário pelo alto índice de perdas de energia elétrica

eriíssima, pois coloca em xeque a atuação de instituições estaduais altamente reconhecidas pelo seu trabalho

Eletrobrás Rondônia culpa Polícia e Judiciário pelo alto índice de perdas de energia elétrica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um relatório do Tribunal de Contas da União apontou que, dentre as principais causas pelo alto índice de perdas de energia elétrica geradas pela Eletrobrás Rondônia, contribui decisivamente a falta de ação  da Polícia Civil e Militar, o Judiciário e a Defensoria Pública.

A justificativa foi apontada pelos próprios gestores da Eletrobrás aos técnicos do TCU durante a realização de uma auditoria operacional na empresa, cujo objetivo era analisar a qualidade do serviço prestado e a higidez econômico-financeira da companhia de energia rondoniense.

A denúncia é seriíssima, pois coloca em xeque a atuação de instituições estaduais altamente reconhecidas pelo seu trabalho e relevância. No relatório. do TCU, as Polícias Civis e Militares são vistas pela Eletrobrás como omissas, já que não reprimem a prática criminal de furto de energia, quando solicitados.

Já na questão do Judiciário, a Eletrobrás afirmou que vários julgados do Tribunal de Justiça que invalidou laudos periciais nos medidores de "usuários potencialmenbte fraudadores" feitos fora do Estado a pedido da empresa. Assim diversos processos de responsabilização em andamento da Eletrobrás não foram ajuizados.

Do outro lado, ainda tem a Defensoria Pública, que representa várias ações judiciais contra a Eletrobrás, segundo o relatório, "fazendo perpetuar a situação irregular de consumo dos usuários infratores". A empresa observou que Porto Velho possui atualmente 22 invasões, aumentando o nível das perdas.

A Eletrobrás alegou ainda que investiu mais de R$ 1 milhão para construir e aparelhar o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM) e que celebrou um acordo com a perícia da Polícia Militar que não cumpre fielmente o acordo "atendendo as ocorrências quando conveniente".

Os ministros recomendaram à Eletrobrás uma série de medidas à Eletrobrás, principalmente para minimizar as deficiências verificadas de fornecimento de energia elétrica em Chupingua, Machadinho, Itapuã e Buritis que convivem há anos com interrupções sistemáticas de energia.

Dentre as recomendações estão desde a adoção de medidas judiciais ou administrativas contra consumidores inadimplentes, ação de medidas para recebimentos de créditos com os governos estadual e municipais, celebração de acordos administrativas e proposituras de ações judiciais.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS