No Estado de Rondônia serão distribuídos 8.214 frascos para 4.107 gestantes inscritas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A cada mês, cada uma das 1.145 gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família em Porto Velho receberá dois frascos de repelente contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A distribuição será iniciada a partir das 14h desta segunda-feira (27), em Porto Velho, em ato programado para o auditório da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
No Estado de Rondônia serão distribuídos 8.214 frascos para 4.107 gestantes inscritas. A distribuição será feita sete vezes em 2017, conforme informou a diretora-geral da Agevisa, Maria Arlete Baldez.
No atual período pesquisado pela Gerência Técnica de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, foram notificados 2.747 casos de dengue, dos quais 489 confirmados, mil descartados e 1.258 em investigação. No ano passado, no mesmo período, a gerência notificou 9.230 casos, confirmou 5.234, descartou 3.996 e constatou dois óbitos.
No comparativo da ocorrência de dengue no período de 1º de janeiro a 18 de março, houve queda de 70,24% entre 2017 e 2016.
Com 34 mil quilômetros quadrados, Porto Velho lidera a região Madeira-Mamoré, formada também por Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, com 1.597 gestantes cadastradas no Bolsa Família pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Elas receberão 3.194 frascos.
O segundo maior número de gestantes (750) está na região Central (Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Theobroma, Teixeirópolis, Urupá, Mirante da Serra, Nova União Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Vale do Anari, Vale do Paraíso e São Miguel do Guaporé), onde serão distribuídos 1.500 frascos.
O menor número de gestantes (190) está no Vale do Guaporé, formado pelos municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Seringueiras.
Machadinho do Oeste (37,1 mil habitantes) está em estado de alerta contra a dengue 1, cujos casos totalizam 772 confirmados e 57 a confirmar. Estão em estado de alerta os municípios de Chupinguaia, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Pimenta Bueno e Pimenteiras do Oeste.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!