A Floresta Jamari, localizada nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Candeias do Jamari, foi destaque nacional há pouco tempo, quando um programa de televisão mostrou a forma sustentável de utilização dos recursos naturais da área.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A concessão de florestas para a exploração sustentável, tema predominante no Seminário Florestal Rondônia Superando Desafios, ganhou apoio do governador Confúcio Moura, que defendeu alteração legislação vigente para fortalecer a economia regional neste campo. Ele usou a Floresta Nacional do Jamari como exemplo a ser seguido.
A Floresta Jamari, localizada nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Candeias do Jamari, foi destaque nacional há pouco tempo, quando um programa de televisão mostrou a forma sustentável de utilização dos recursos naturais da área.
“Temos 40 unidades de conservação no estado, a maioria está desmatada, destruída. Precisamos resolver este drama. É possível”, declarou o governador para uma plateia formada por empresários, engenheiros florestais e sindicalistas.
O seminário foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado (Fiero). Conforme o presidente Marcelo Thomé, a proposta foi debater o futuro da economia florestal. “O estado tem um ativo ambiental que não cumpre sua função social e vem servindo a grupos que fazem a exploração predatória”, afirmou.
Thomé defende a realização de um inventário das reservas florestais da região para a identificação do potencial econômico ainda inexplorado. As resinas, fibras e essências extraída deste meio são fartamente utilizadas nas indústrias de fármacos e cosméticos.
Os levantamentos da Fiero indicam que a economia florestal gera mais de 30 mil empregos e mais de R$ 700 milhões, números que fortalecem o Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
Além de destacar que já existem empreendimentos bem sucedidos com a floresta plantada, Thomé apontou a regularização e licitação das reservas florestais como caminho para o uso econômico e sustentável.
O governador Confúcio Moura defendeu a modernização legislação vigente para viabilizar esta nova frente econômica.
“Este seminário é como uma reunião de conselho do desenvolvimento”, disse Confúcio aos participantes do evento, de quem pediu propostas inovadoras. Ele afirmou que a experiência dos técnicos será fundamental para a construção de um modelo moderno para o setor.
O governador também avaliou o momento da economia do País e considerou que já é possível respirar para retomar o desenvolvimento. Também defendeu a classe empresarial da região, “que foi corajosa e conseguiu superar os tempos difíceis”, e assegurou que o estado vai investir para viabilizar a fortalecimento da economia florestal.
O assunto, conforme o governador, também será tratado em maio deste ano, quando virão a Rondônia governadores dos estados da Amazônia Legal, incluindo o do Maranhão.
O governador reforçou que é importante debater concessão das florestas e citou a Floresta do Jamari como um bom exemplo.
Confúcio destacou ainda que Rondônia é signatário de acordos ambientais internacionais e vai cumpri-los. O último foi firmado no México, em 2106.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!