AGROECOLOGIA - Transição para uma agricultura sustentável

AGROECOLOGIA - Transição para uma agricultura sustentável

AGROECOLOGIA - Transição para uma agricultura sustentável

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Centro de Estudos Rioterra realizou em Itapuã do Oeste, na linha 618 – Embratel, entre os dias 16 e 19 de agosto, mais um curso de Agroecologia, sobre o tema “Técnicas Agroecológicas de Adubação e Controle de Pragas”. O curso contou com a participação de quinze agricultores familiares.  Esta capacitação faz parte das atividades do Projeto “Quintais Amazônicos”, apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo Amazônia.

Foram discutidas várias situações relacionadas à rotina do agricultor como fertilidade, manejo e conservação dos solos e controle de pragas agrícolas, bem como soluções agroecológicas para superação de problemas relacionados. O método empregado foi “aprender fazendo”, que privilegia a prática e não a teoria.

VEJA TAMBÉM:

Contagem regressiva para início da 2ª edição da Portoagro

“Com o curso tive a oportunidade de aprender a fazer adubo, compostagem, biofertilzantes e inseticidas, tudo orgânico. Agora podemos trabalhar de forma segura e saudável. Através do projeto “Quintais Amazônicos”, estamos aprendendo a cuidar e dar valor ao que é nosso, deixando de destruir e desmatar,” explica a agricultora familiar Rosimeire Fea.

A capacitação teve como objetivo contribuir com a conservação dos recursos naturais através de práticas para melhorar a fertilidade do solo garantindo a produção de alimentos saudáveis diminuindo os gastos em produção, melhorando assim, a renda dos agricultores familiares.

 “Quando conversamos com os agricultores durante o curso, percebe-se que, boa parte dos problemas de produtividade está relacionada às práticas de manejo adotadas por eles. Através do emprego da Agroecologia, o agricultor pode refletir sobre o modo como trata a terra e ainda aprender várias técnicas sustentáveis para melhorar a produção e, consequentemente, a qualidade de vida no campo”, disse Alexandre Queiroz, educador do Centro de Estudos Rioterra.

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS