Município realiza Fórum Regional de Saúde do Trabalhador
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Evento apresentou e discutiu as ações desenvolvidas na prevenção da saúde dos trabalhadores.
O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), regional Cacoal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizaram nesta terça-feira (12), o 1º Fórum Regional de Saúde do Trabalhador. O evento foi realizado para apresentar e discutir as ações desenvolvidas pelo órgão durante todo o ano na prevenção da saúde dos trabalhadores da região, que atuam em todas as esferas. O secretário municipal de Saúde, Fabiano Amorim, em seu discurso, destacou que a administração municipal vem trabalhando duro para apoiar e promover ações que visam à prevenção da saúde do trabalhador.
A coordenadora em Vigilância em Saúde do município, Ivani Grooman lembrou que assim como as empresas e as repartições tem a obrigação de oferecer um ambiente saudável para seus colaboradores, eles também precisam se conscientizar e fazer uso das ferramentas de segurança que lhes são disponibilizados. – Sabemos que hoje o ambiente de trabalho nas empresas e nos órgãos públicos estão bem mais seguros, por tanto ainda existe uma grande resistência dos trabalhadores em seguir as normas e fazer uso dos equipamentos de segurança. – Um exemplo são os mais de 30 casos de acidentes biológicos por mês, notificados na área de saúde. Grande parte desses acidentes acontece por falta de equipamentos de proteção. Isso é conscientização ainda está faltando por parte dos trabalhadores – revela.
- O CEREST da regional Cacoal atende trabalhadores de mais de 15 municípios. O principal foco do órgão é traçar um perfil da saúde do trabalhador e intervir com ações de vigilância para prevenir os riscos de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. Por isso, trouxemos vários colaboradores de empresas públicas e privadas e também os profissionais autônomos para que eles conhecem um pouco das atividades realizadas pelo CEREST, em prol da saúde preventiva do trabalhador- esclarece a diretora do CEREST, Selma Correia de Lima.
Ainda de acordo com Selma, junto com a prevenção para evitar futuras doenças e acidentes ocasionados no ambiente de trabalho, o CEREST realiza também a fiscalização e a notificação das empresas que não cumprem as normas de segurança no trabalho. – Além das denúncias que recebemos, o órgão recebe também as notificações dos hospitais e unidades de saúde sobre pacientes que são atendidos com queixas de doenças e acidentes de trabalhos. A partir desse documento, nossas equipes vão para empresas investigar o que realmente aconteceu para depois tomar as medidas que caso requer- relata. Além de representantes do setor, o evento contou com a participação de representantes de trabalhadores de vários seguimentos- explica.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!