Casos suspeitos de dengue deixam município em estado de surto

Casos suspeitos de dengue deixam município em estado de surto

Casos suspeitos de dengue deixam município em estado de surto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O combate ao mosquito Aedes Aegypti continua intenso em todo o estado. Dos 52 municípios, apenas Cacaulândia ainda não notificou nenhum caso suspeito das doenças causadas pelo vetor, enquanto por outro lado, Buritis está em estado de surto de dengue. O último boletim epidemiológico divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), mostra que Cacaulândia também lidera com relação às visitas às residências, com 234%, enquanto Porto Velho cumpriu apenas 11%. Rondônia já registrou mais de 11.700 casos suspeitos de dengue.

Em Buritis são 630 casos suspeitos de dengue, mas nenhum caso de Zika ou chikungunya foi confirmado e o município já cumpriu 82% da meta estabelecida para visitas às residências. Situação semelhante estão também Alta Floresta D’Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Espigão d’Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Santa Luzia d’Oeste e São Francisco do Guaporé. Para reverter o quadro, o estado garante que intensificou o quadro e vem cobrando mais dos municípios para não pararem com as visitas.

“Cada município tem uma meta, das áreas mais endêmicas. Quando ele cumpre, a gente orienta e pede que continuem as visitas, para não haver riscos de aumentar a proliferação. No caso de Cacaulândia por exemplo, eles aparecem com mais de 200%, porque já estão na terceira rodada de visitas”, explica Arlete Baldez, diretora da Agevisa.Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde justifica que as visitas estão sendo feitas dentro do esperado. Mas, por conta da equipe estar envolvida com o trabalho em campo ainda não conseguiram lançar os dados no sistema. Diferente do boletim da Agevisa, a Semusa garante que já visitou 6.740 casas das 6.832 previstos para visita.

Em todo o estado, já são mais de 11.700 casos suspeitos de dengue, sendo 3.437 confirmados. Há a confirmação também de 65 casos do vírus Zika e 20 de chikungunya. Pelo menos 41 mulheres grávidas apresentaram confirmação positiva para o vírus Zika e estão sendo monitoradas. Apenas três casos de microcefalia em decorrência de infecção congênita estão confirmados, mas ainda não pode dizer que é proveniente do vírus Zika, garante Arlete Baldez.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS