Aplicativo móvel aproxima sociedade do Ministério Público Federal

Aplicativo móvel aproxima sociedade do Ministério Público Federal

Aplicativo móvel aproxima sociedade do Ministério Público Federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público Federal (MPF) está mais próximo do cidadão e acessível também por meio de aplicativos móveis. O "SAC MPF" proporciona que qualquer cidadão possa fazer denúncias em tempo real, solicitar informações e pedir informações processuais por meio do aplicativo gratuito, já disponível para smartphones com sistemas iOS e Android.

Com a ferramenta, o órgão busca evoluir e inovar com instrumentos mais modernos, além de favorecer a transparência e garantir acesso às informações de forma mais rápida. O aplicativo foi pensado com a finalidade de aumentar a fiscalização e promover a inclusão. Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que o uso do celular para acessar a internet ultrapassou o uso do computador pela primeira vez no Brasil.Alguns exemplos de irregularidades que podem ser enviadas pelo aplicativo: obras públicas inacabadas, ilícitos ambientais e compra de votos. Para melhor identificar os problemas, é possível fazer o registro da manifestação com anexos de até 12 MB (documentos, fotos, áudios e vídeos).

Como 2016 é ano de eleições municipais, o MPF espera que a ferramenta seja bastante utilizada, principalmente nas cidades pequenas, onde não há procuradores regionais eleitorais. Disponível gratuitamente na Apple Store e na Google Play Store, o aplicativo foi desenvolvido pela área de tecnologia da informação do MPF e é baseado em software já existente, criado para a Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF por meio eletrônico (cidadao.mpf.mp.br). Tanto na Sala de Atendimento ao Cidadão pelo desktop quanto no SAC MPF o usuário deve cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com uma descrição da solicitação.
 
O aplicativo está incluído no planejamento estratégico institucional, assim como a criação das salas de atendimento ao cidadão. Em Rondônia, as salas de atendimento ao cidadão estão disponíveis em Porto Velho (rua José Camacho, 3307, Embratel, telefone 3216-0500), Ji-Paraná (rua Presidente Vargas, 925, 1º andar, Centro, telefone 3411-2400) e Vilhena (avenida Major Amarante, 4040, 3º andar, Centro, telefone 3316-1851). O tempo médio de resposta ao cidadão é de 4,7 dias e 96,3% das manifestações finalizadas nesse período.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS