Semaic ensina agroindústria a produzir composto orgânico

Semaic ensina agroindústria a produzir composto orgânico

Semaic ensina agroindústria a produzir composto orgânico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) do Município de Ariquemes, esteve na propriedade da Agroindústria Cana Verde, localizada na LC55, na BR-364, para oferecer uma mostra de como se produzir seu próprio composto orgânico, voltado para agricultores familiares daquela região e adjacências.

A agroindústria de derivados da cana é credenciada pelo Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (Prove) e chega a produzir mais de 2,5 mil rapaduras e 4 mil litros de caldo de cana por mês, de acordo com o produtor José Martins. A matéria prima é cultivada de forma orgânica.

Conforme o técnico agrícola da Semaic, e coordenador do PROVE, Elio Kreuzberg, para produzir o composto, não é necessário de uma grande área. O tamanho mínimo ideal para uma pilha de composto orgânico é de 1 metro cúbico. Se tiver menos do que isto, a pilha poderá não acumular calor suficiente, energia essencial para que o processo se desenvolva de maneira satisfatória. Composto orgânico é uma forma de levar ao solo uma necessidade de uma planta que o solo não tem. " Uma maneira de saber disso é através de uma análise de solo laboratorial, e outra forma é observar o solo de sua propriedade, cada planta que existe indica a necessidade de um determinado solo. Duas camadas de material vegetal e uma de dejetos animais. Para se ter um adubo equilibrado, necessita-se de ter de 60% a 70% de material vegetal e de 30% a 40% de material animal", explicou.

Segundo o técnico, quando o solo é coberto pelo composto, você esta colocando uma grande quantidade de matéria orgânica. Este material vai estimular e desenvolver os microorganismos benéficos do solo, que irão lentamente liberar nutrientes para as plantas, dando a elas aquilo que necessitarem. "A maravalha da madeira possui 800 partes de carbono para uma de nitrogênio. Dentro desta composição, ela é bastante rica em potássio. Já o esterco do animal, tem 18% de carbono para um de nitrogênio. Quando faço essa junção eu realizo o equilibrio para a necessidade deste solo.Quanto mais material vegetal, mais rico esse composto será", exemplificou o técnico Elio Kreuzberg.

Todo material verde, tenro e fresco é rico em proteínas, como por exemplo, a grama recém roçada, brotos, cascas de frutas, restos de comida. " Estamos aqui para ensiná-los a produzir seu próprio adubo e natural e orgânico, pois é uma forma de economizar. Hoje se formos a uma loja e comprar adubo, a pessoa que está lá muitas vezes não tem informação, mas tem a necessidade de vender. Com os produtos que vocês têm aqui conseguem produzir de 10 a 12 toneladas por ano. Vou deixar para vocês também uma planilha de cálculo", ressaltou.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS