Educação se mobiliza no combate ao mosquito aedes aegypti
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Assim como os demais estabelecimentos de ensino público de todo o país, as escolas estaduais e municipais de Jaru e Região realizaram nesta sexta-feira (19) um mutirão de limpeza nas dependências e imediações de cada unidade escolar. A ação faz parte da “Campanha de Combate ao Aedes Aegypti e Enfrentamento da Microcefalia” e pretende combater focos do mosquito transmissor de várias doenças, entre elas, dengue, chikungunya, zika e microcefalia.
As atividades sob responsabilidade das escolas, devem acontecer em três etapas. A primeira delas foi o mutirão de limpeza realizado nesta sexta-feira (19) e prosseguirão com atividades livres no dia 26 de fevereiro e o Dia “D” das ações feitas em cada instituição em 4 de março. A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Jaru e a Secretaria Municipal de Educação estão engajadas no combate ao mosquito aedes aegypti, uma vez que, no entendimento das duas secretarias a ação deve ser feita em parceria.
Durante esta sexta-feira (19) a mobilização foi grande na região. Além da limpeza em suas dependências e proximidades, as escolas estaduais em Jaru, Theobroma e Governador Jorge Teixeira, colocaram em prática diversas ações, entre elas pit stop em locais estratégicos, distribuição de informativos, adesivos e outras formas de conscientizar a população em geral sobre a importância de se eliminar possíveis criadouros do mosquito.
A mobilização em Jaru envolveu todas as faixas etárias e faz da programação que está sendo desenvolvida em todo o Estado. O Decreto nº 20.536, de autoria do Governo de Rondônia diz em seu Artigo 1º “fica declarada situação de Emergência em Saúde Pública no Estado de Rondônia” devido, entre outras questões, “ao clima favorável à proliferação do mosquito”. Diante disso, entidades governamentais e sociedades devem unir em prol de um único objetivo: eliminar criadores do aedes aegypti e evitar que a situação se agrave com a possível contaminação de pessoas.
Envolvida de forma direta nas ações relacionadas à campanha, a Coordenadora Regional de Educação, Núbia Morali visitou diversas escolas estaduais da Região e solicitou aos gestores um grande empenho para que os objetivos sejam alcançados. “A comunidade escolar também é parceira nesse processo com a equipe escolar e todos estão de parabéns por trabalharem de forma conjunta, uma vez que os benefícios serão coletivos”, considerou Núbia Morali.
A secretária municipal de Educação, professora Ciderli Santana Souza, também acompanhou as atividades da Rede Municipal de Ensino e destacou o empenho de professores, gestores, alunos e da comunidade escolar. Na tarde de sexta-feira (19), a secretária, em conjunto com a Diretora Pedagógica, Ivanete Cardoso Martins e o responsável pelo Departamento de Educação Infantil, Robert Muracami, participou do pit stop realizado pelas escolas Pato Donald e Capitão Sílvio de Farias no semáforo existente no cruzamento entre as avenidas Padre Adolpho Rohl e Florianópolis.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!