Coletiva de Trabalho dos trabalhadores da capital iniciam-se em janeiro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 do Comércio dos 51 municípios já aconteceu e definiu o novo piso salarial, jornadas de trabalho, feriados e demais cláusulas, desde 1º de janeiro
As negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2016 dos trabalhadores do comércio de Porto Velho começam a partir da segunda quinzena desse mês de janeiro. As rodadas de negociação entre os sindicatos patronais filiados à Fecomércio-RO e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Velho (Sindecom) contarão com a presença da Comissão de Negociação Coletiva de Trabalho, representando a Fecomércio-RO.
A Convenção Coletiva de Trabalho é um instrumento de negociação que estabelece entre sindicatos de empregadores e de empregados regras nas relações de trabalho como feriados, piso salarial, jornadas de trabalho e demais cláusulas, no âmbito das respectivas categorias econômica e profissional.
Desde o dia 1º de janeiro desse ano já está em vigor a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 dos trabalhadores dos 51 municípios de Rondônia, assinado entre a Fecomércio-RO e seus sindicatos filiados e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços no Estado de Rondônia (Sintracom) que estabeleceu o novo valor do piso salarial da categoria.
Os novos valores do piso salarial do comerciário dos 51 municípios de Rondônia (à exceção de Porto Velho) é de R$ 965,00. Para as empresas que aderirem ao Regime Especial de Piso Salarial (Repis), o valor será de R$ 900,00. O Repis é um progrpama oferecido pela Fecomércio-RO às micro e pequenas empresas com até 10 colaboradores.
Mais informações sobre a Convenção Coletiva 2016/2017 e o Repis podem ser acessadas no site www.fecomercio-ro.com.br.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!