Governo avalia resultados de 2015 e recomenda controle para fugir da crise em 2016

Governo avalia resultados de 2015 e recomenda controle para fugir da crise em 2016

Governo avalia resultados de 2015 e recomenda controle para fugir da crise em 2016

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A perspectiva de cenário ainda mais sombrio da economia nacional em 2016 e orientações para que o estado não sofra impactos destes acontecimentos marcaram reunião de secretários do governo de Rondônia e o vice-governador, Daniel Pereira, nesta segunda-feira (21). Durante o encontro, governador Confúcio Moura compartilhou os avanços no desempenho da administração estadual com a equipe de assessores. “Vocês todos trabalharam bastante”, elogiou.

A reunião aconteceu no auditório inaugurado recentemente e que homenageia o ex-governador Jerônimo Santana. Estavam presentes, além dos secretários, superintendentes e diretores de autarquias. O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, coordenou o encontro. Os secretários George Braga, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Wagner Freitas, de Finanças, foram os primeiros a falar. Em comum, deixaram o recado de que é preciso conter gastos para transpor as dificuldades anunciadas no contexto nacional para o próximo ano.

Freitas citou como positivo o fato do estado fechar o ano com o pagamento dos servidores realizado e dívidas quitadas com fornecedores. O secretário advertiu para a existência de projetos que tramitam no Congresso Nacional e que reduzem a receita do estado. Para ele, é necessária a reação da bancada federal para impedir mais prejuízos aos cofres públicos.

George Braga reforçou o fato de que em 2016 haverá menos oportunidades para captar recursos e sugeriu aos secretários que busquem mecanismo alternativos para superar estes obstáculos, como já ocorre nos órgãos de segurança pública do estado. Finalizou recomendando que os secretários tenham foco, mobilização e realizações, mas que sejam responsáveis no cumprimento da meta fiscal.

Coube ao procurador-geral do Estado, Juraci Jorge, orientações sobre decisões na  área jurídica que acarretam desgaste e problemas financeiros. Rosana Souza, da Superintendência de Assuntos Estratégicos, anunciou mudanças na estrutura da Agenda Integrada de Resultados (Agir), que faz o acompanhamento dos programas estratégicos do governo.  A Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) e a Superintendência de Licitações (Supel) ganham assento no organismo.

O tema comunicação foi abordado pela superintendente-adjunta da Secom, Edna Okabayashi,  que relatou avanços na divulgação dos atos do governo de Rondônia, o que aconteceu a partir da vigência de uma estratégia elaborada no início do segundo mandado do governador Confúcio Moura.

INCENTIVO

O discurso de Emerson Castro foi marcado por mensagens de incentivo à equipe e por resultados positivos conquistados em 2015. Ele destacou a constituição do Conselho de Estado, que reúne representantes dos três Poderes e citou mecanismo inovadores de gestão pública que foram incorporados à administração estadual.

O chefe da Casa Civil também avaliou positivamente as ações da área de comunicação e previu que Rondônia não sofrerá abalos fortes com a crise econômica do país em razão de seu potencial produtivo. Ao concluir a fala, Castro pediu que o controle de gastos seja acentuado em 2016.

Confúcio Moura encerrou a reunião dizendo que os governadores que participaram do Fórum Brasil Central, em Porto Velho, na semana passada, tiveram boa impressão do estado e agradeceu aos responsáveis pela organização. Ele apresentou assessores que assumiram o cargo há pouco tempo e que ainda não tinham participado de reuniões de secretariado.

Ao referir sobre os resultados obtidos em 2015, Confúcio disse que houve muitas melhorias e que superaram os índices negativos atribuídos ao governo no ano anterior. O governador também afirmou que Rondônia está adotando mecanismos que tornarão o estado referência, também, na área das telecomunicações.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS