Pedestres criticam sinalização de trânsito instalada no meio de calçada
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nem precisa ser engenheiro de trânsito para constatar que a instalação de qualquer sinalização em cima da calçada vai prejudicar a passagem de pedestres. Mas a Secretaria Municipal de Trânsito não atentou para esse “detalhe” na hora de instalar a sinalização ao longo da Avenida Imigrantes, setor norte de Porto Velho.
De uma ponta a outra da Avenida, nos dois lados, toda a sinalização vertical, que indica a existência de lombadas e faixa de pedestre foi instalada bem no meio da calçada. a barra que sustenta as placas impede a passagem de cadeirantes e dificulta a caminhada dos pedestres.
“ Queria saber quem foi o inteligente que fez isso. Não acredito que na hora de colocar essas placas aqui não viram que isso iria prejudicar os pedestres, e principalmente os cadeirantes”, disse revoltada a auxiliar de enfermagem Rosilda Nepomuceno.
O gerente de operações da Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN) Everton Kempe, responsável também pela sinalização da cidade, disse que a instalação das placas obedece as normas técnicas de implantação do mobiliário urbano que compreende lixeiras, postes e placas.
Kempe explicou que de acordo com essas normas , as placas devem ser instaladas a uma distancia de 50 centímetros do meio fio, e portanto estão no local exato. O que está em desacordo com a regra no caso, segundo ele, é a calçada que foi construída mais estreita do que deveria.
“ A sinalização foi instalada atendendo as normais técnicas do mobiliário urbano, que determina a instalação a 50 centímetros do meio fio. Ali o problema é que a calçada é antiga e foi construída muito estreita. Infelizmente não podemos remover as placas porque estaríamos contrariando a regra”, justificou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!