Juiz Ouvidor do TRE participa de Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral

Juiz Ouvidor do TRE participa de Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral

Juiz Ouvidor do TRE participa de Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Na última sexta-feira (20), foi promovida a VIII Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, que teve o objetivo de debater proposições que aperfeiçoarão a atuação dos ouvidores eleitorais em todo Brasil. O evento, realizado pela Ouvidoria Judicial Eleitoral do Pará (OJE-PA), teve a participação de Juízes e Desembargadores Ouvidores dos TREs de vários estados do país que ao final dos debates elaboraram a Carta de Belém com 12 itens que nortearão o trabalho das Ouvidorias Eleitorais para os próximos meses.

As proposições foram elaboradas por assistentes e coordenadores das Ouvidorias no X Encontro de Representantes das Ouvidorias Eleitorais e pelos Juízes que estiveram presentes na reunião do COJE, realizado nos dias 18 e 19 desse mês. "Os 12 itens discutidos são importantes para o desenvolvimento, o fortalecimento e a efetivação das ouvidorias em nível de Brasil, não só na Justiça Eleitoral, mas no Poder Judiciário como um todo. Hoje as Ouvidorias são uma realidade, por isso temos que avançar e buscar o engrandecimento desse braço da cidadania da Justiça Eleitoral", ressaltou o Juiz Ouvidor Juacy dos Santos Loura Junior, presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE).

Entre os itens debatidos e aprovados contam temas como, por exemplo: estreitar laços com outros colégios de ouvidores do Poder Judiciário; estimular que Juízes Eleitorais atuem como ouvidores em suas respectivas Zonas Eleitorais; recomendar que cada Regional celebre o Dia do Ouvidor em 16 de março de cada ano, a exemplo do evento realizado pelo TRE do Pará com realização de ato comemorativo; estruturação das Ouvidorias Eleitorais a nível nacional; entre outros itens.

"As Ouvidorias dos TREs saem daqui com uma nova missão, com ânimo novo, de fortalecimento, de trabalho. Decidimos muitos assuntos importantes, como por exemplo, a biometria, que tem tido uma grande demanda por questões de morosidade, filas. Enfim, saem daqui engrandecidas, com vigor novo para que continuemos prestando um bom serviço a nossos eleitores", comentou o Juiz Mauricio Pinto Ferreira, Ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e Vice-Presidente do COJE.

Para o Desembargador Roberto Moura, membro da Corte Eleitoral do Pará, que acompanhou os debates dessa sexta-feira, a Reunião da COJE teve a importância de enaltecer o trabalho das Ouvidorias. "As ouvidorias tem sido postaS sempre de lado pelas altas cúpulas dos Tribunais. Porém, essa tendência está mudando. As ouvidorias estão se fazendo presentes e por isso está havendo uma melhora na atuação das Ouvidorias", disse o magistrado.

A Ouvidora Judicial Eleitoral do TRE do Pará, Juíza Eva do Amaral Coelho fez um balanço do evento e comentou sobre as expectativas futuras. "Foi muito proveitoso. E o nosso trabalho será frente ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para consiga implementar tudo aquilo que já mandamos em nível de projeto, principalmente, com relação a criação e estruturação das Ouvidorias, para que sejam efetivadas como canais de comunicação entre a gestão e o cidadão", finalizou a magistrada

JUIZ JUACY LOURA JUNIOR É ELEITO PRESIDENTE DO COLÉGIO DE OUVIDORES

Na mesma Reunião do COJE, o Juiz Ouvidor do TRE Rondônia Dr. Juacy dos Santos Loura Júnior foi aclamado como novo presidente da entidade e eleito por todos os presentes para desempenhar mandato de um ano a frente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral assim como os demais membros da comissão executiva. Juacy agradeceu a confiança dos colegas e se comprometeu a desempenhar suas funções de forma altiva, especialmente buscando uma resposta do TSE para criação de uma Ouvidoria. A nova comissão executiva do órgão foi escolhida com a seguinte composição: Juiz Juacy dos Santos Loura Jùnior (TRE/RO) Presidente; Juiz Maurício Pinto Ferreira (TRE/MG) Vice-Presidente; Juíza Telma Valéria Marcon (TRE/MS) 1ª Secretária; Juiz Verlano de Queiroz Medeiros (TRE/RN) 2º Secretário e Juiz Vilson Santana (TRE/SC) 3º Secretário.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS