Pontes serão construídas através de parceria entre secretarias
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Porto Velho, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) e Secretaria Municipal de Programa Especiais e Defesa Civil (Sempedec) vai construir pontes de madeira em locais onde há a necessidade de uma estrutura para a travessia de pessoas.
Segundo explicou o secretário adjunto da Sempedec, Anderson Nanan, cada secretaria tem o seu papel neste projeto. Para a pasta representada por ele, coube a vistoria dos pontos, já a Sema disponibilizou a madeira, fruto de doação do Ibama que repassou a matéria prima de apreensões e a Semusb entra com a construção. Nesta primeira fase serão dez pontes, contemplando os bairros Costa e Silva, Areal da Floresta e São Sebastião I e II. "Nós temos conhecimento da situação e dos riscos, já houve registros de queda devido ao grande fluxo de populares que passam diariamente por essas áreas, na maioria de proteção permanente", justificou Anderson.
As construções começam ainda esta semana iniciando pelo Costa e Silva com duas no bairro. O adjunto da Sempedec também esteve vistoriando a travessia do Beco da Salina, no Areal da Floresta, onde mais de mil pessoas dependem do improviso desde que a enchente história do rio madeira, que aconteceu em 2014, destruiu a ponte do local. "Esta foi projetada pelo departamento da engenharia da secretaria. A ideia é oferecer segurança", frisou Nanam, ao detalhar que serão 14 metros de extensão e aproximadamente 8 metros de altura.
Seu José Antonio, morador do bairro, ficou esperançoso ao ver a presença da prefeitura no beco. "Do jeito que tá é muito arriscado, principalmente para quem trabalha ou estuda a noite. A gente espera por essa melhoria", disse o pedreiro.
As secretarias buscam ainda o apoio do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!