Seas realiza palestra sobre violência contra a mulher
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta terça-feira (27), o público que almoça no Restaurante Comunitário Prato Cheio, na Zona Leste de Porto Velho, teve a oportunidade de receber informações sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, câncer de mama e políticas públicas para mulheres, em uma iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
De acordo com a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seas, Creuza Firmino, a ação faz parte do calendário de atividades do Outubro Rosa. “Aqui no restaurante temos um público grande de mulheres, e pensando nelas resolvemos realizar este dia com palestras e informações sobre a mamografia e políticas públicas para as mulheres”, explicou.
Creuza disse ainda que o Restaurante Prato Cheio já foi idealizado como um espaço multiuso, para que sejam realizadas atividades junto a comunidade local. “Está no princípio da Segurança Alimentar o acesso à saúde e a educação. A função social do restaurante comunitário vai além da alimentação saudável com preço acessível, neste espaço devemos manter atividades que envolvam e levem informações úteis à comunidade”, frisou.
Francisca de Oliveira, de 55 anos, é moradora da Zona Leste e quase todos os dias almoça no Restaurante Prato Cheio. “Fiquei surpresa quando cheguei hoje e vi toda essa movimentação. Recebi um material informativo falando sobre o câncer de mama e sobre como combater a violência contra a mulher. Achei uma boa iniciativa, porque além de termos esse espaço para fazermos uma boa refeição por R$ 1, ainda recebemos informações e orientações sobre nossos direitos e também sobre saúde”, destacou.
A ação foi além das palestras informativas, a Seas disponibilizou ainda a unidade móvel (ônibus) do Programa Mulher Viver sem Violência, que ficou estacionado na porta do restaurante, com uma Assistente Social á disposição para realizar o atendimento social às mulheres que o quisessem.
Segundo a assistente social e gerente estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Oneti Maciel, a unidade móvel tem por objetivo levar às mulheres os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. “Com a unidade móvel, realizamos ações de prevenção, assistência com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!