Reinauguração da unidade de saúde municipal

Reinauguração da unidade de saúde municipal

Reinauguração da unidade de saúde municipal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregará para a população do distrito de Cujubim Grande a Unidade de Saúde da Família José Gomes Ferreira. A reinauguração da unidade, que foi castigada pela enchente do Rio Madeira em 2014, acontecerá na manhã neste sábado, dia 29 de agosto, com solenidade de abertura e mutirão de trabalho que ofertará diversos serviços de saúde à comunidade.

De acordo com dados do Departamento de Atenção Básica da Semusa, a nova estrutura deverá atender por volta de 150 famílias da região de Cujubim Grande e comunidades ribeirinhas adjacentes, entre elas estão: São Miguel, Mutuns, Bom Jardim, Pau D'arco, Uerapuranga e outras linhas. A expectativa é que a média diária seja de 32 atendimentos médicos, 15 de enfermagem e 12 de outros procedimentos. Dentre os serviços ofertados, estão também a aplicação de vacinas e exames laboratoriais. Para ter acesso aos atendimentos a população poderá agendar com o agente comunitário de saúde ou ir diretamente à unidade como demanda espontânea.

Para a inauguração, que começa às 8h e segue até 14h, a Semusa programou um mutirão de serviços de saúde que ofertará: consultas médicas; realização de testes rápidos para detectar HIV, Hepatites Virais e Sífilis; distribuição de mosquiteiros impregnados; vacinação; exames laboratoriais e orientações gerais de prevenção de doenças. O secretário Domingos Sávio Fernandes afirma que na sexta-feira, dia 28, uma equipe do Departamento de Controle de Zoonoses estará na comunidade para aplicação de fumacê.

Ao todo foram investidos R$154.102,44 com recursos ordinários da Prefeitura de Porto Velho na reforma e reestruturação da unidade, que agora dispõe de um consultório médico, um consultório odontológico, uma sala de procedimentos, uma farmácia básica, uma sala de imunização, uma sala de triagem e outros setores como sala de espera, direção e copa.

Durante a cheia histórica do Rio Madeira em 2014, a inundação provocou um acúmulo de sedimentos e areia com mais de 1 metro de altura nas áreas interna e externa do prédio. Segundo o chefe da Divisão de Manutenção da Semusa, Edilson Oliveira da Silva, apesar do estrago, todos os equipamentos, móveis e utensílios (incluindo portas e centrais de ar) foram retirados a tempo e agora estão sendo recolocados para o retorno do atendimento. Até a conclusão da reforma, os serviços de saúde eram oferecidos provisoriamente em uma delegacia da localidade. Depois das unidades de São Carlos e Nazaré, esta será a terceira unidade de saúde reinaugurada dentre as que foram acometidas pela cheia na região do Baixo Madeira.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS