Fiero defende revitalização da hidrovia do Maderia

Fiero defende revitalização da hidrovia do Maderia

Fiero defende revitalização da hidrovia do Maderia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O investimento em logística é fundamental para que o estado ganhe competitividade. Esta ação tem todo o apoio da Federação das Indústrias de

Rondônia (Fiero), por entendermos que em definitivo, o investimento no rio Madeira, transformando seu potencial logístico em uma hidrovia, é uma ação transformadora para os segmentos produtivos e para o desenvolvimento do nosso estado. Contem com a Fiero. Estamos ombreados com este projeto”. A declaração é do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, ao participar nesta quinta-feira, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, do evento denominado “Capital da Navegação”, uma ação coordenada pela Federação Nacional das Empresas de Navegação em Rondônia (Fenavega).

Thomé lembrou que a principal questão discutida no setor produtivo é o investimento em logística no estado de Rondônia. “Temos matéria prima, mão de obra, potencial empreendedor do nosso setor produtivo, mas por estramos geograficamente distante dos mercados consumidores, temos problemas de competitividade dos nossos produtos”, pontuou Thomé, ao discursar na abertura do evento.

Com a presença de autoridades e representantes do segmento produtivo de Rondônia, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), em Porto Velho, foi palco na manhã desta quinta-feira (20 de agosto), da discussão sobre as soluções de logística no transporte, o desenvolvimento e o futuro do sistema aquaviário.

O evento coordenado pela Federação Nacional das Empresas de Navegação (Fenavega), que traz para Rondônia a quarta etapa do movimento de mobilização “Capital da Navegação” debateu temas como, garimpo e pirataria nos rios da Amazônia, dragagem, sinalização e transposição de troncos na hidrovia, privatização da Hidrovia do Rio Madeira, desburocratização da navegação, investimentos no porto público de Porto Velho e Centro de Treinamento de Aquaviários.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé elogiou a iniciativa e afirmou, em nome da indústria, que apoia toda ação cujo objetivo é fortalecer e implementar ações em Rondônia para fortalecer as questões logísticas.

Ainda de acordo com o presidente da Fiero, o investimento em logística é fundamental para que o estado ganhe competitividade. “Esta ação tem todo o apoio da Federação das Indústrias, por entendermos que em definitivo, o investimento no rio Madeira, transformando seu potencial logístico em uma hidrovia, é uma ação transformadora para os segmentos produtivos e para o desenvolvimento do nosso estado. Contem com a Fiero. Estamos ombreados com este projeto”, argumentou.

Abrindo os trabalhos, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação em Rondônia (Fenavega), Raimundo Holanda comentou que o governo de Rondônia tem interesse em debater o assunto, observando que a hidrovia do Madeira hoje é o modal que impulsiona as exportações do estado. Holanda explicou que evento tem corrido o País, passando pelas principais regiões onde as hidrovias são corredores de transporte.

“Considerando a importância que o rio Madeira tem para a logística no chamado Corredor Norte, Rondônia passou a figurar neste universo da “Capital da Navegação” com a escolha da cidade de Poro Velho por ser o marco zero da hidrovia do Madeira”, comentou Holanda.

O vice-presidente de Desenvolvimento Econômico do Sistema Fiero, empresário Adélio Barofaldi prestigiou o evento e ressaltou que a Federação das Indústrias está sempre à disposição para apoiar ações voltadas ao desenvolvimento. No meu ponto de vista, a Hidrovia do Madeira integra um contexto de logística que precisa ser restabelecido. “Estes encontros são importantes, pois estabelecem o debate em torno de temas relevantes como a logística dos transportes, o atendimento das demandas, a procura por um frete mais acessível”, disse.

Para Barofaldi, a iniciativa é fundamental, inclusive para provocar e sensibilizar as autoridades para cuidar e passar a ver a Hidrovia do Madeira com se fosse uma rodovia ou ferrovia. “No atual contexto econômico, não há como a região Norte sobreviver sem a Hidrovia do Madeira. É preciso lutar para a inclusão da Hidrovia na logística nacional, e para isso são necessários mais eventos como este”, disse.

Segundo o chefe da Casa Civil, Emerson Castro, que representou o governador Confúcio Moura no evento, o governo estadual está envolvido com o projeto de desenvolvimento da logística de transporte de Rondônia, que passa pela obra do anel viário de acesso aos portos e pela própria ampliação e melhoria do Porto Organizado de Porto Velho.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS