Isenção de taxas ambientais já tem data para encerramento
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os empreendedores que trabalham com atividades de baixo impacto ambiental em Ji-Paraná foram contemplados com a isenção de taxas e novo prazo para agilizarem a regularização de suas empresas. Por meio da Lei 2807 de 04 de abril de 2015, que autoriza a Prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), a isentar as empresas da Licença de Localização e Licença de Instalação do empreendimento. O interessado arcará apenas com a Licença Municipal de Operação (LMO). O prazo do benefício encerra no mês de outubro.
De acordo com a secretária da Semeia, Katia Casula, terão direito à isenção, os empreendimentos que foram instalados no Município em data anterior a 27 de março de 2013. “Esta foi à ocasião na qual a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) celebrou termo de cooperação técnica referente ao licenciamento ambiental municipal”, observou. Ela ressaltou que o objetivo do benefício é permitir que os responsáveis pelos empreendimentos regularizem a situação o mais breve possível, afim de não sofrerem as penalidades estabelecidas na resolução 237/97 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e Instrução Normativa 001/2014 da Semeia.
Ainda conforme Kátia Casula, esta é uma oportunidade que o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), está dando aos empresários, cujas atividades tem baixo impacto ambiental, e seus empreendimentos geram emprego e renda para a população. Dentre elas, podem ser citadas as oficinas mecânicas, os lavadores de veículos, os supermercados e as concessionárias de automóveis e caminhões. “Aquelas empresas que causam médio e alto impacto ambiental, devem fazer a regularização junto a Sedam”, lembrou.
Parceria - Uma parceria da Semeia com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), através do Sebraetec, as empresas Micro e EPP terão 80% dos custos dos honorários dos técnico ambientais pagos pela instituição, portanto é um momento impar para os empresários regularizarem seus empreendimentos junto aos órgão ambientais.
Outro ponto importante que ela ressaltou, diz respeito à validade do licenciamento municipal, que é de dois anos. Após esse período, o empreendedor renovará a documentação junto a Semeia, porém terá de quitar apenas a taxa da LMO. Mais informações, pelo fone 3411-4204 – Semeia.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!