Corregedoria do TJ/RO pede cronograma de ações
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Corregedor Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Desembargador Daniel Ribeiro Lagos, solicitou para que o Estado apresente
A reunião, que tratou sobre o sistema penitenciário, aconteceu na quinta-feira (30/07) em Porto Velho, na sede do TJ/RO, na sala de reuniões da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/RO), e foi convocada após relatório encaminhado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários e Sócio Educadores do Estado de Rondônia (SINGEPERON) que apontou condições insalubres, precárias e de insegurança das unidades prisionais.soluções urgentes, por meio de cronograma de ações, para sanar problemas no sistema penitenciário estadual - relacionados à segurança e condições de vida dentro das unidades prisionais – que afligem servidores, apenados e visitantes.
O Desembargador Daniel Ribeiro Lagos coordenou a reunião que também teve a participação dos Juízes Gleucival Estevão Zeed (Juiz da Vara de Execuções Penais de Porto Velho/RO e presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário em Rondônia – GMF/RO) e Dalmo Antônio de Castro (Juiz Auxiliar da CGJ/RO).
Os convocados foram o Coronel da PM Marcos Rocha (Titular da Secretaria de Estado da Justiça - SEJUS) e o Presidente do SINGEPERON Anderson Pereira (que também é Diretor da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários - FENASPEN). Anderson foi acompanhado do advogado Cristiano Polla Soares, e de servidores de várias unidades prisionais do Estado.
No encontro, Anderson Pereira e os servidores apresentaram diversos problemas existentes nos presídios de Rondônia, envolvendo superlotação, falta de assistência médica, falta de equipamentos de segurança, jornada excessiva de trabalho, baixo efetivo de servidores e condições insalubres e perigosas que põem em risco a vida de servidores e apenados. Tudo foi devidamente registrado pela Corregedoria.
Ante os problemas apresentados, o Secretário da SEJUS Marcos Rocha apresentará ao órgão do TJ/RO um cronograma de ações sanativas. E ainda afirmou, diante das autoridades presentes e dos servidores, que está confirmado para o dia 10 de agosto o início de curso de formação de 320 agentes penitenciários, e que em janeiro de 2016 o Estado começará a chamar “pelo menos metade dos formados”.
Sobre os concursados, o Presidente do SINGEPERON disse que a entidade vai lutar para que todos sejam empossados, pois “esses concursados já estão esperando há mais de quatro anos e o concurso já está vencido”, disse, Anderson Pereira acrescentando que irá acompanhará os pactos firmados pelo Estado para amenizar a situação no sistema penitenciário estadual, “que”, segundo ele, “se encontra num verdadeiro caos”.
Já o advogado do Sindicato, Cristiano Polla, destacou que não basta a boa vontade do titular da SEJUS, tem que haver soluções concretas. “Apesar de O Secretário Marcos estar no cargo há sete meses, o Estado está falhando com o sistema penitenciário há anos, e se for necessário, outras medidas judiciais serão tomadas", declarou.
MINISTÉRIO DA DEFESA
Ficou acordado ainda na reunião que Anderson Pereira e Marcos Rocha juntos irão ao Ministério da Defesa, no comando do Exército, para tentar agilizar o processo de liberação de compra de armas, coletes, munições, rádios HT e demais equipamentos de segurança – o processo está emperrado em trâmites burocráticos. Também está faltando nas unidades munição não letal, mas o Secretário garantiu que vai tentar conseguir emprestado emergencialmente.
BANCO DE HORAS
Mesmo não sendo pauta da reunião, o Secretário de Justiça informou que é necessário exigir a complementação de horas para que não venha ser réu em ação de improbidade administrativa. Já Anderson informou que o recurso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi protocolado e que continuará lutando contra essa ilegalidade. Inclusive foi pedida outra liminar para suspender novamente a portaria.
"Não é justo que o servidor tenha que ir mais vezes às unidades, pois todos trabalham em domingos, feriados, no período noturno e sem intervalo para almoço, mas o Estado não considera essas informações", finalizou o presidente do SINGEPERON Anderson Pereira.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!