A maravilha chamada Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Por Humberto Oliveira

A maravilha chamada Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia

A maravilha chamada Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Por Humberto Oliveira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Li outra dia num site de notícias que o setor de saneamento básico em Rondônia está em crise e que vai piorar com essa atual gestão. O texto afirma ainda que caminhamos para viver dias piores. Pois lamento informar que este dia já chegou. Há dois dias sem água nas torneiras de casa, minha família e eu voltamos aos tempos de criança, ou seja, tomando banho de cuia e correndo para abastecer baldes e a uma caixa d’água para atender as necessidades diárias.
 
É um absurdo que tal desacerto ocorra, pois a população paga por um serviço que nunca foi adequado ou ideal e que apenas piora a cada dia. O mais lamentável que no final do mês a conta vem rápida e certeira e os dias sem água, mesmo assim, são cobrados. Ai daquele que tiver a ousadia de atrasar ou não pagar. Imediatamente a CAERD envia uma equipe para efetuar o corte. Já não bastaria o absurdo de ficar sem água, o cidadão certamente ainda vai ouvir alguma asneira dita por um funcionário da tal Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia.
 
Seria pedir demais que alguém desta empresa, ao menos fosse a público para dar uma explicação sobre esta falta de água constante na cidade? Uma explicação plausível, aceitável, realista, porém, o cidadão recebe de volta apenas o velho e bom silêncio, a omissão, a descarada cara de pau de mentir, ludibriar, enganar ou simplesmente nos ignorar, como o fazem muitos dos serviços prestados (ou seriam imprestáveis) à população.
 
O cidadão trabalha o dia inteiro. A maioria vai e volta em ônibus, geralmente lotados e sujos, e com o calor de rachar catedrais, as pessoas chegam banhadas de suor e pensando em se refrescar liga o chuveiro e ai vem primeiro o susto, depois a frustração, em seguida a raiva e por fim a certeza de que de nada adianta esbravejar, gritar. A pessoa tem que correr até a torneira mais próxima e constatar o óbvio. Vai ficar sem banho, pois a CAERD não está cumprindo a parte do contrato que lhe cabe, que é fornecer água mediante pagamento mensal. Não ainda insistir. Você está mesmo sem água.
 
Munido de argumentos e paciência de Jó, o cidadão vai até a tal Companhia cuja única função é fornecer água, no entanto, não o faz. Sabe se lá por que cargas d’água (perdoem o trocadilho). Chegando lá, a pessoa constata que é apenas mais no olimpo dos infelizes sem uma gota do liquido em casa. E vem a parte em que você se sente com quatro anos de idade, olhando com cara de bobo como se não estivesse entendendo nada, pois o adulto à sua frente está dando uma explicação burocrática difícil de aceitar. Conte a mil. Sorria amarelo e volte para casa onde vai chegar mais suado e mais aborrecido, e pasmem o problema da falta de água ainda está à espera.
 
Fico matutando sobre mil razões para não ter água em casa e como todo otário que sabe que está sendo mais uma vez enganado, concluo o óbvio, nada justifica a falta d’água, nada justifica tamanho aborrecimento, pois a conta está em dia. Porém (há sempre um, porém na história), o cidadão tem a tendência de enganar a si mesmo, dizendo que a crise vai passar e em questão de horas a água vai voltar.  Qual seria a explicação para este fenômeno? Desvio de água para abastecer piscicultores? Alguma tubulação que explodiu devido a algum ataque terrorista? A troca de uma peça que está em falta no mercado e vai demorar algum tempo para consertar e isso é culpa do consumidor, que paga, mas não usa? A vontade é de chorar, no entanto, com o calor que está fazendo, até elas checaram.
 
Moral da história: Pagar contas em dia, trabalhar, ser um cidadão que respeita a lei e a ordem, não nos habilita a ter água em casa. Triste realidade da nossa cidade. E nenhuma pseudos autoridade toma providências para resolver a situação. A população paga por este serviço e nada mais justo que este atendimento seja reciproco, real, de qualidade e sem falta. Resta apenas parabenizar esta maravilha denominada Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia. Ah, e ainda pagamos taxa de esgoto. Onde já se viu pagar por um serviço que não existe?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS