Governo debate política de resíduos sólidos e inclusão social de catadores

Governo debate política de resíduos sólidos e inclusão social de catadores

Governo debate política de resíduos sólidos e inclusão social de catadores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dando continuidade ao debate sobre a Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos  (PNRS) exigindo que os municípios implantem um plano de destinação adequada dos resíduos sólidos, o vice-governador Daniel Pereira se reuniu nessa terça-feira (30) com os catadores de materiais recicláveis de cooperativas de Porto Velho, Cacoal, Ji-paraná, Ministro Andreazza e Guajará-Mirim.

O representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Toni dos Santos, apresentou as demandas das cooperativas nos municípios e solicitou apoio do governo de Rondônia para que os municípios discutam a nova lei com as cooperativas e implantar a coleta seletiva com inclusão social e econômica dos catadores.

“A coleta seletiva, além de garantir a renda das famílias de catadores promove a destinação correta do lixo e a preservação do meio ambiente. Precisamos conscientizar os municípios que esta é a melhor maneira para executar o plano de destinação dos resíduos sólidos”, expôs.

O vice-governador destacou a disponibilidade do governo em atender as demandas das cooperativas e encaminhou ao governador Confúcio Moura as solicitações dos catadores que implicam em ações de fortalecimento e inclusão do segmento. “Estamos debatendo uma política que implica na preservação do meio ambiente, na garantia de renda e cidadania de várias famílias que vivem da coleta seletiva e da inclusão social dos catadores, o que representa um avanço na Política Social do Estado”, afirmou Daniel Pereira.

“É a primeira vez na história das cooperativas de Rondônia que temos a oportunidade de debater sobre política de resíduos sólidos, coleta seletiva e inclusão social junto ao poder público estadual. Reconhecemos o empenho do governo em prover a inclusão social dos catadores”, destacou Leonardo Vieira, representante do movimento social.

A secretária estadual de Assistência Social, Valdenice Domingos, frisou que através da Gerência de Trabalho e Renda, a Seas vem desenvolvendo ações e projetos em parceria com o segmento de catadores, em prol das cooperativas e associações. “Através do Recicla Rondônia, o governo irá mapear e diagnosticar, em todo o Estado, catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, principalmente os autônomos, ou seja, aqueles que estão isolados de qualquer forma organizativa, para poder inseri-los na participação das demais ações do projeto, preparando-os para serem beneficiados com formações e garantia dignas de trabalho”, ressaltou.

Participaram ainda da reunião, o deputado estadual, Lazinho da Fetagro; o secretário do Fórum Lixo e Cidadania de Rondônia, Olavo Nienow; a assessora jurídica da Associação Rondoniense de Municípios, Ivonete Caja; a gerente de Economia Solidária da Seas, Sandra Leite; e o coordenador de Desenvolvimento Ambiental da Sedam, Eliezer Oliveira.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS