Consed reúne elite da educação do país em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A segunda reunião ordinária de 2015 do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) foi aberta em Porto Velho, nesta quinta-feira (25),
com a expectativa de incluir nos debates a realidade de Rondônia. O governador Confúcio Moura recepcionou os participantes do encontro e disse o momento é importante por trazer ao estado a elite pensante da educação brasileira. O ministro da educação Renato Janine Ribeiro participou do evento na parte da tarde.
O presidente do conselho, Eduardo Deschamps, disse que há uma expectativa em trazer as discussões para um estado da região Norte. “É muito importante conhecer a dimensão da diversidade do que é o Brasil e para que tratemos a questão sem ter um viés centralizador”, definiu.
O Consed tem uma pauta nacional para discutir no evento, onde também deve ser tratada a governança do próprio conselho, que vai ser apresentada aos secretários. Sobre a crise econômica vivenciada pelo país, Deschamps afirmou que o setor educacional não deve ser atingido em razão do percentual constitucional de recursos, que tem que ser cumprido.
“Reconhecemos que o Brasil passa por um momento de ajuste orçamentário. Mas o ambiente educacional é de investimento, não de despesas”, disse o presidente do conselho. Ele só admite que pode haver restrições quanto ao aporte de recursos adicionais, mas destacou que as questões econômicas têm muito a ver com a capacidade de gerar riquezas. “E isto passa, obviamente, por uma educação de qualidade para todos os brasileiros”, concluiu.
A secretária estadual de Educação de Rondônia, Fátima Gavioli, fez a acolhida aos participantes da reunião e descreveu o governador de Rondônia como um incentivador, que é capaz de visitar todos os setores de uma escola e cobrar imediatamente providências se encontrar algo que esteja em desacordo com as necessidades dos educandos.
CUSTOS
O vice-governador Daniel Pereira, que também é educador, defendeu a necessidade dos debates em torno do assunto começarem a observar os custos na região Norte. O fato do Consed se reunir em Rondônia vai possibilitar, segundo ele, esta reflexão. “O planejamento, elaboração e levantamento de custos da educação no Brasil é feito a partir da realidade das regiões Sul e Sudeste, principalmente, que são diferentes do Nordeste e Norte”, afirmou.
Confúcio Moura disse que é um produto da educação pública, pois veio de uma região muito pobre. Acentuou que é nesta área que está a redenção do país. “A esperança é a educação, exclusivamente”, afirmou. Ele aproveitou para mostrar o potencial produtivo de Rondônia, como a exportação da carne e manutenção das florestas, por exemplo.
O governador enfatizou o que ainda pode ser desenvolvido, acentuando que tudo passa por uma educação de qualidade que dever ser oferecida à população.
Participaram do evento 19 secretários estaduais e representantes, o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, Edilvan Alencar, além do deputado estadual Aélcio da TV, que faz parte da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, e o vice-prefeito Dalton di Franco.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!