Perícia Criminal adverte sobre os riscos de selos contendo drogas em RO

Perícia Criminal adverte sobre os riscos de selos contendo drogas em RO

Perícia Criminal adverte sobre os riscos de selos contendo drogas em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pequenos selos de papel impregnados com drogas sintéticas fabricadas em laboratórios clandestinos são mais uma forma de atrair usuários de drogas.

Em Rondônia, além de LSD, os peritos do Instituto Laboratorial Criminal já identificaram o 2C-I (dimetoxifeniletilamina) e mais recentemente o MDA (temanfetamina) que são drogas proibidas pela legislação brasileira.

Trata-se de drogas alucinógenas (psicodélicas), derivadas do grupo farmacológico das anfetaminas, sendo análogos sintéticos do Ecstasy (MDMA), só que ainda mais potentes do que esta.

O perito criminal Gustavo de Oliveira Fontes Neves, esclarece que esses tipos de drogas não têm sido comum, mas após essas últimas identificações, tem-se um péssimo sinal de que, além de cocaína e maconha, estão surgindo gradativamente outras drogas na região.

De acordo com o perito criminal, quando um simples selo de papel é colocado na boca de uma pessoa, a substância é ingerida e o efeito adquirido é prolongado, causando diversas sensações, dentre elas: euforia, dificuldade de memória tanto verbal como visual; dificuldade de tomar decisões, impulsividade e perda do autocontrole; ataques de pânico; recorrência de paranoia, alucinações e despersonalizações; depressão profunda; aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, da temperatura corporal e da salivação; vontade de vomitar, dores musculares e convulsões.

“A chegada desses tipos de substâncias sintéticas ilícitas, demanda ainda mais atenção dos órgãos de segurança de saúde pública, como também da sociedade, que deve ficar atenta e denunciar. Considerando, que na maioria das vezes o alvo dos traficantes são os jovens, não se deve, em hipótese alguma, aceitar e colocar na boca estes selos de papel aparentemente inofensivos, mas altamente perigosos à saúde das pessoas”, alerta Gustavo Fontes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS