Santa Marcelina reduz tempo de espera por cirurgias pelo SUS
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Projeto Missão Santa Marcelina Rondônia, com a participação de 15 profissionais da Saúde, Voluntários da Casa de Saúde Santa Marcelina de São Paulo, se propõe a realizar 50 cirurgias em crianças e adultos em 4 dias do mutirão.
Entre os dias 03 e 06 de junho no Hospital Santa Marcelina acontece a 2ª edição da Missão Santa Marcelina Rondônia - ação humanitária que conta com a experiência de trabalhos voluntários já realizados em Benin – África, organizados e motivados pela vibrante empolgação e dedicação da Dra. Irmã Monique Bourget.
Segundo a Enfermeira Carla F. Gomes, gerente técnica do Santa Marcelina de Porto Velho este mutirão tem por objetivo desafogar a fila de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde.
“Em 2014, motivados também pelos estragos causados pela enchente do Rio Madeira, foi organizada a primeira missão. Naquela edição foram realizados atendimentos médicos ambulatoriais em Alto Paraíso e Porto Velho. Para 2015, otimizando o potencial e expertise em cirurgias do grupo de voluntários, convocou-se pacientes da lista de espera por cirurgias.”
Um grupo de 22 pacientes já estão internados para os preparativos pré -cirúrgicos, entre eles Mayara da Silva, de apenas 02 anos. Segundo Rosilene Ferreira da Silva, 25 anos, funcionária pública, moradora da zona Rural de Machadinho do Oeste e mãe de Mayara, este mutirão será a grande oportunidade para realizar a tão esperada cirurgia.
“Desde que a Mayara nasceu lutamos contra uma forte anemia e por isso ela não podia fazer a cirurgia. Justamente agora que ela melhorou, apareceu esse mutirão. Foi uma graça de Deus.” Afirmou Rosilene Ferreira.
Para Leonília Tavares do Nascimento, 36 anos, moradora de Porto Velho e mãe do pequeno Tiago Tavares de 02 anos a Missão Santa Marcelina Rondônia, também será um alívio.
“Fiquei muito alegre quando recebi a notícia sobre a missão. Estamos esperando desde setembro de 2014, e eu queria mesmo fazer a cirurgia aqui no Santa Marcelina, pois gosto muito do atendimento deste hospital, aqui é tudo muito limpo e organizado.”
Uma equipe de mais de 50 pessoas estão envolvidas na ação, que além da realização dos procedimentos cirúrgicos contará também com um atendimento diferenciado e humanizado.
“Durante esses quatro dias teremos muitas crianças no hospital e, preocupados com a saúde delas e a ansiedade dos pais, organizamos uma séria de atividades de humanização como brincadeiras, apresentação de teatro e música.” Completou Carla Gomes.
Irmã Lina, diretora do Hospital ressalta o sofrimento enfrentado pelas crianças e familiares durante a espera na fila e lembra os desafios enfrentados pelo hospital para realização dessa ação.
“ A lista de espera por cirurgias, sobretudo pediátricas, é um pesadelo para os pais e um sofrimento para as crianças. O mesmo também acontece em muitas especialidades, com possibilidade de complicações, agravos e muito sofrimento para os adultos. Este mutirão de cirurgias, assim como, o que acontecerá novamente em dezembro deste ano – Cirurgias de lábio leporino, é para nós, uma benção divina que vem trazer esperança, saúde e melhora da qualidade de vida a muitas pessoas. Além de contar com a atuação voluntária das equipes de saúde e dos funcionários do hospital, queremos convocar também a sociedade e as pessoas de bem, a fazerem parte desta missão, dando a sua contribuição para custear as despesas da viagem. Desta forma o bem se irradia e se multiplica e Deus abençoa através do brilho nos olhos e do sorriso das pessoas e famílias beneficiadas.”
Além do cirurgião pediatra a equipe de São Paulo trouxe também cirurgião geral, clinico geral, anestesiologista e acadêmicos de medicina.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!