SINDSBOR realiza assembleia em Guajará Mirim e faz alerta

SINDSBOR realiza assembleia em Guajará Mirim e faz alerta

SINDSBOR realiza assembleia em Guajará Mirim e faz alerta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A assembleia realizada pela diretoria do SINDSBOR (Sindicato dos Seringueis e Soldados da Borracha) com base territorial nos estados de Rondônia, Acre, Pará e Amazonas aconteceu no

último sábado (2), na Câmara Municipal do município de Guajará Mirim, interior de Rondônia, onde contou com a presença de 400 filiados e familiares.

Durante a assembleia foram esclarecidos assuntos pertinentes à classe, foi aberto um debate sobre os processos judiciais que estão em tramite em Brasília e feito alertas contra golpistas que tentam iludir soldados da borracha e familiares.

De acordo com o vice-presidente George Teles, “Carioca” tramita no Tribunal Regional Federal, da primeira região em Brasília uma ação com processo de nº 2010.41.00.0000.84-5 com nova numeração nº 0000073/74.2010. 4.01.4100, que corresponde a violação de direitos humanos e trabalho de escravidão da era Vargas, que dá o direito aos soldados da borracha e herdeiros a serem indenizados. O processo tem como relator o Desembargador Souza Prudente. A ação corresponde a um valor considerável.

“Carioca” pediu que todos os filiados e parentes tenham mais atenção ao SINDSBOR, para não caírem em golpes e falsas ilusões de pessoas, que querem apenas usufruir de benefícios alheios e não possuem legitimidade para buscar assuntos relacionados a classe. “O sindicato é atuante e representa esta categoria de forma transparente e com muita ética” ressaltou o vice- presidente.

O sindicato entrou com uma ação na Justiça Federal em favor dos soldados da borracha, que recebem atualmente R$ 1.500,00, para que este valor seja igualado aos vencimentos pagos aos ex-combatentes da II Guerra Mundial, que é de R$ 5.068,00. Por que a ação? Através de um decreto de Lei Nº 5225 de 1º de fevereiro de 1943, que diz: dispõe da situação militar os soldados da borracha para o vale amazônico, para trabalhar na extração do látex, na época que estava ocorrendo a II Guerra Mundial.

Na reunião o vereador e presidente da câmara municipal Paulo Nébio afirmou, que a partir do mês de junho a casa de leis municipal vai disponibilizar uma sala, para iniciar os trabalhos administrativos, filiação de soldados da borracha e família que possuem provas materiais.

Estiveram presentes na assembleia o presidente da câmara municipal de Guajará Mirim o vereador Paulo Nébio, o vereador Irmão Denis, o vereador Augustinho (representando o senador Acir Gurgaz), representantes da rádio Educadora, o vice-presidente do SINDSBOR George Teles “Carioca” e o advogado do sindicato Dr. Antônio Augusto.

 “Carioca” afirma que a diretoria do sindicato será incansável em defesa dos soldados da borracha e familiares, que contribuíram para o desenvolvimento do país e de um Brasil melhor.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS