Ifro é apresentado às autoridades bolivianas

A reunião contou com a presença do Deputado Distrital, Fruto Ruiz; o Corregedor do Departamento de Beni, Alfredo Osaeda Melgar; o Vereador da cidade de Guayaramirin, Juan Francisco; e o Consul Boliviano em Guajará-Mirim, Haisen Ribero, além de representan

Ifro é apresentado às autoridades bolivianas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Diretor-Geral do IFRO/Câmpus Guajará-Mirim, professor Vagner Schoaba, participou de uma reunião no Consulado Boliviano, em Guajará-Mirim, recentemente, com intuito de apresentar o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e conversar sobre as demandas que o campus pretende atender na região. A reunião contou com a presença do Deputado Distrital, Fruto Ruiz; o Corregedor do Departamento de Beni, Alfredo Osaeda Melgar; o Vereador da cidade de Guayaramirin, Juan Francisco; e o Consul Boliviano em Guajará-Mirim, Haisen Ribero, além de representantes do consulado.

Durante o encontro, o professor enfatizou que o IFRO oferece educação pública e gratuita, sem custos para os alunos bolivianos. Informou sobre os direitos que os alunos terão dentro da instituição, e que serão tratados com respeito e igualdade como os alunos brasileiros da cidade de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

O agente consular, Haisen Ribero, afirmou que a comunidade boliviana anseia pela chegada de uma educação técnica, pois a cidade de Guayaramirin não possui formação de nível técnico. Os jovens não conseguem fazer cursos profissionalizantes e, quando conseguem, são realizados em outras cidades.

O Deputado Distrital, Fruto Ruiz, enfatizou a importância de se dar condições diferenciadas para os jovens, que podem ter uma nova oportunidade de emprego a partir de uma formação sólida.

O representante do governo departamental de Beni, corregedor Alfredo Melgar, questionou se o ensino oferecido irá se estender à população campesina e indígena. O Prof. Vagner Schoaba informou que o IFRO atenderá às diversas comunidades e não fará distinção de classe social ou origem de seus alunos.

No final da reunião, os participantes foram conhecer a nova sede do campus Guajará-Mirim. Os visitantes bolivianos elogiaram as instalações e reafirmaram a expectativa com o início das atividades na nova escola, o que vai possibilitar aos jovens se capacitarem e permanecerem na região onde já vivem suas famílias.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS