A Prefeitura de Ariquemes, sob a coordenação e execução da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) está realizando uma Oficina Sobre Tuberculose em Populações Vulneráveis.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Ariquemes, sob a coordenação e execução da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) está realizando uma Oficina Sobre Tuberculose em Populações Vulneráveis. O evento está sendo realizado no auditório do Ministério Público, e se estenderá até amanhã, 24 de abril.
A oficina tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, suas causas e consequências. Para isso, participam os profissionais do serviço de atenção especializada, do serviço prisional, e que atuam na estratégia da saúde da família, objetivando o fortalecimento da atenção à tuberculose junto à população mais vulnerável, incentivando o diagnóstico laboratorial, e criar o Comitê Municipal para o Enfrentamento da Tuberculose.
O evento é uma continuidade das atividades do Plano Municipal de Ações para o Controle da Tuberculose, feita ao longo dos anos, que vem oferecendo para os servidores desta Secretaria de Saúde, capacitações e orientações sobre a Tuberculose.
O secretário de Saúde enfatizou sobre a importância da Atenção Básica no Município, e quanto a administração municipal vem investindo em capacitação e treinamentos, para que os servidores possam oferecer um atendimento de qualidade para a comunidade. "Essas oficinas são de suma importância para os profissionais da saúde, pois são eles que lidam diariamente com as fragilidades daqueles que buscam atendimento na rede municipal de saúde, e estar bem preparado para acolher essas pessoas é de grande importância", frisou o secretário.
A Oficina Sobre Tuberculose em Populações Vulneráveis, contou com a participação da representante do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, e também representante do Ministério da Saúde, Tatiana Eustáquio.
O sintoma indicativo para suspeitar tuberculose, é a pessoa apresentar tosse com secreção por três semanas ou mais. Sendo que todos os que tossem devem procurar a Unidade Básica de saúde mais próximo de sua casa, para atendimento.
A doença tem cura, e o tratamento dura seis meses, é gratuito e fornecido pelo Ministério da Saúde. Todo o tratamento é acompanhado pelos profissionais da estratégia de saúde da família das Unidades Básicas de Saúde.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!