MPF participa de audiência pública sobre congelamento de áreas irregulares

Outros casos foram discutidos na audiência pública, como o da a ocupação denominada “Dilma Rousseff”, localizada na zona sul da capital

MPF participa de audiência pública sobre congelamento de áreas irregulares

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público Federal em Rondônia participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Porto Velho, na última terça-feira, dia 14 de abril. Na ocasião, discutiu-se sobre o Decreto 13.817, que congela as ocupações irregulares em Porto Velho. Parlamentares, representantes de bairros, representante da Secretaria de Patrimônio da União, secretários municipais e o procurador da República Raphael Bevilaqua estavam presentes na audiência.
O propósito do decreto é evitar o crescimento desordenado, em razão da edificação de qualquer tipo de moradia e ocupações em áreas irregulares. Os parlamentares afirmam que a prioridade é garantir moradia das famílias. Uma das alternativas é realizar um levantamento de cada família que reside nessas áreas e assegurar assentamento de cada uma delas no Programa Minha Casa Minha Vida. Outra proposta foi entregar escritura e distribuir terreno em lugares de propriedade pública.
O MPF vai atuar em prol do direito a moradia, mas sob os parâmetros legais ambientais. Para o procurador da República as pessoas que residem em áreas de preservação ambiental tem, por lei, o direito a moradia do poder público. Porém é fundamental que haja uma investigação para saber quem são as pessoas que realmente necessitam dela.
Outro assunto discutido foi a ocupação “Dilma Roussef” em área da União. De acordo com o MPF, “Dilma Roussef” vai receber uma obra do Programa de Aceleração de Crescimento – avaliada em 500 milhões de reais – para construção de estação de tratamento de esgoto, ou seja, esse é mais um motivo do pedido da desocupação.
Ao final, o representante do MPF sugeriu a criação de uma comissão temática sobre regularização fundiária para acompanhar os casos de interesse na Câmara de Vereadores, como o decreto de congelamento e o “Dilma Roussef”. A sugestão foi acatada pelos parlamentares que encaminharam a criação da comissão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS